Será lançado em Porto Alegre a caixa de DVDs com o clássico documentário Shoah (1985), de Claude Lanzmann, na Sala P. F. Gastal, dia 6 de setembro, às 20h. O filme será exibido na Sala entre os dias 3 e 8 de setembro. Na ocasião também haverá debate com o cineasta João Moreira Salles. A programação é aberta ao público e tem entrada franca.
Com 9 horas de duração, o documentário de Claude Lanzmann é inteiramente feito de depoimentos de sobreviventes de Chelmno, dos campos de Auschwitz, Treblinka e Sobibor e do Gueto de Varsóvia e de entrevistas com ex-oficiais nazistas e maquinistas que conduziam os trens da morte. São depoimentos registrados com a colaboração de três intérpretes – Barbara Janicka, Francine Kaufman e a senhora Apfelbaum – presentes na filmagem para a tradução simultânea das falas em línguas que o realizador não dominava. O resultado dessas conversas provocadas pela câmera é um retrato terrível do genocídio nazista. Lanzmann levou mais de uma década para fazer o documentário. “Quando comecei o filme, tive que lidar, por um lado, com o desaparecimento dos vestígios: não havia coisa alguma, absolutamente nada, e eu tinha que fazer um filme a partir desse nada. E por outro lado, tive que lidar com as impossibilidades, até mesmo dos próprios sobreviventes, de contar essa história; a impossibilidade de falar, a dificuldade – que pode ser vista ao longo do filme – de trazer à luz e a impossibilidade de nomear: seu caráter inominável”, explica o diretor.
Shoah será exibido em quatro partes (devido à longa duração do filme), sempre com entrada franca. No dia da palestra do documentarista João Moreira Salles (6 de setembro), a caixa de DVDs do filme, lançada pelo Instituto Moreira Salles, estará disponível para venda.
Para quem perdeu algum dia de exibição, os quatro episódios serão exibidos novamente em sequencia nos dias 5 e 6 de setembro. Confira a grade de horários em salapfgastal.blogspot.com.br.
Fonte: Sala P. F. Gastal