O documentário Sibila (2012) estreia amanhã no CineBancários em Porto Alegre. O longa, que tem co-produção entre Peru, Chile, França e Espanha, relata a trajetória da ativista peruana Sybila Arredondo de Argueda, do Peru. A direção é de Teresa Arredondo, sobrinha de Sybila.

Sibila é o primeiro longa documental da diretora, que optou por recuperar em detalhes um período que marcou sua infância. Além disso, o fato está diretamente relacionado à história recente do Peru. Em entrevista concedida no lançamento do filme, Teresa afirmou lembrar em detalhes da noite em que o rumo de sua família mudou: “Nós recebemos um telefone dizendo que minha tia Sybila estava na prisão, acusada de fazer parte do Sendero Luminoso. Ela ficou na prisão por 15 anos. Hoje ela está livre e eu quero chegar perto dela, para escutar e entender.” O Sendero Luminoso é uma organização fundada na década de 1960 por estudantes e professores da Universidade do Peru. A guerrilha foi quase considerada extinta no final da década de 90, mas reapareceu no início dos anos 2000.

Sibila permanece em exibição no CineBancários até o dia 02 de junho, com sessões às 15h, 17h e 19h. Os ingressos custam R$ 6,00 para o público em geral e R$ 3,00 para bancários, jornalistas sindicalizados, idosos, estudantes e clientes do Banrisul.

Sibila

Fonte: CineBancários

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *