20200917 ivan cardoso papo de cinema 2

Ivan, O Terrível (2020), documentário assinado pelo cineasta Mario Abbade, foi selecionado para seis festivais internacionais, aumentando assim sua já considerável lista de participações em terras estrangeiras. O filme que conta a trajetória pessoal e profissional de Ivan Cardoso, diretor considerado o pai do terrir – mistura de terror e comédia – foi selecionado para os seguintes eventos: Festival Internacional de Cinema de Fantasia do Canadá; MotelX: Festival Internacional de Filmes de Horror, em Lisboa, Portugal; Festival Internacional de Cinema de Ravenheart, em Oslo, Noruega; Festival de Cinema Latino de Seatle, nos Estados Unidos; Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles, EUA; e Sitges: Festival Internacional de Cinema de Fantasia, na Catalunha, Espanha. Ou seja, o filme vai viajar bastante.

LEIA MAIS
Festival de Veneza 2020 :: Nomadland vence o Leão de Ouro. Confira todos os premiados
Festival do Rio 2020 aposta em sessões presenciais junto a exibições online
In-Edit Brasil 2020 :: Começou o festival online de documentários musicais

Com distribuição no Brasil pela Fênix Filmes, Ivan, O Terrível já tinha passado com destaque pelo Festival Internacional de Cinema de Fantasia, em Montreal, Canadá, além de ter conquistado um prêmio no Impacta Docs 2020, evento que aconteceu em La Jolla, na Califórnia, nos EUA. O Papo de Cinema já assistiu ao filme, mas ainda não podemos nos pronunciar sobre o mesmo por conta de um embargo firmado. Vale lembrar que Mário Abbade é o diretor de Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos (2019) documentário sobre outro cineasta infelizmente pouco debatido, mas também de suma importância para o cinema brasileiro. Na ocasião, entrevistamos Mário e o resultado você pode conferir aqui.

20200917 ivan cardoso papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *