Child’s Pose (título internacional de Pozitia Copilului, 2013), de Calin Peter Netzer, foi o grande vencedor do 63° Festival Internacional de Cinema de Berlim, que se encerrou na noite do dia 16 de fevereiro de 2013. A obra – inédita e prevista para estrear no circuito exibidor da Romênia no dia 08 de março – ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme, além do prêmio de Melhor Filme também segundo a crítica, comprovando a boa fase do cinema deste país dos últimos anos – em 2007, Cristian Mungiu ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes com 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias. É a primeira vez que um longa romeno ganha o prêmio máximo na Berlinale!
Entre as surpresas foi a escolha de David Gordon Green (responsável por comédias que apostam no besteirol, como Segurando as Pontas, 2008, Sua Alteza?, 2011, e O Babá(ca), 2011) como Melhor Diretor, por Prince Avalanche, comédia dramática com Paul Rudd e Emile Hirsch. A Melhor Atriz foi a chilena Paulina Garcia, por Gloria (como a nossa correspondente, Fátima Lacerda, já havia previsto), que ganhou ainda o prêmio do Júri Ecumênico na mostra principal, enquanto que o Melhor Ator foi Nazif Mujic, por Epizoda u zivotu beraca zeljezam, filme que ganhou também o Urso de Prata e uma menção especial do Júri Ecumênico.
Na mostra Panorama, que exibiu o brasileiro Flores Raras, de Bruno Barreto, o vencedor do prêmio do Júri Ecumênico e o do Público foi o documentário The Act of Killing, de Joshua Oppenheimer, enquanto que Inch’Allah, de Anaïs Barbeau-Lavalette, foi o melhor de acordo com a crítica. O Brasil, que já ganhou o Urso de Ouro em duas ocasiões – Central do Brasil, de Walter Salles, em 1998, e Tropa de Elite, de José Padilha, em 2008 – foi agraciado com o prêmio da crítica na Mostra Forum pelo longa Hélio Oiticica, documentário de Cesar Oiticica Filho que ganhou ainda o Caligari Film Prize. O português A Batalha de Tabatô, de João Viana, ganhou uma menção especial como trabalho de estreia
Os principais premiados foram os seguintes:
Urso de Ouro (Melhor Filme): Pozitia Copilului, de Calin Peter Netzer
Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri): Epizoda u zivotu beraca zeljeza, de Danis Tanovic
Melhor Direção: David Gordon Green, por Prince Avalanche
Melhor Atriz: Paulina García, por Gloria
Melhor Ator: Nazif Mujic, por Epizoda u zivotu beraca zeljeza
Melhor Roteiro: Jafar Panahi, por Pardé (Closed Curtain)
Menções Especiais: Promise Land, de Gus van Sant, e Layla Fourie, de Pia Marais
A lista completa de premiados está disponível no site oficial do evento.
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário