O longa-metragem japonês Drive My Car (2021) foi eleito o grande filme da temporada 2021/2022 pela FIPRESCI, a Federação Internacional dos Críticos de Cinema. A votação contou com a participação de 646 críticos de todo o mundo, um colegiado que escolheu o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano entre todos os filmes lançados após 1 de julho de 2021. O Grande Prêmio FIPRESCI será apresentado no dia 16 de setembro deste ano, durante a abertura do 70º Festival de San Sebastian. Na ocasião, o filme de Ryûsuke Hamaguchi será exibido com pompas e circunstâncias numa sessão de gala. Os outros quatro finalistas foram Licorice Pizza (2021), de Paul Thomas Anderson, Ataque dos Cães (2021), de Jane Campion, o ainda inédito no Brasil Triangle of Sadness (2022), de Ruben Östlund, e A Pior Pessoa do Mundo (2021) , de Joachim Trier. Portanto, só pesos-pesados, o que torna a vitória do longa-metragem japonês ainda mais emblemática.

LEIA MAIS
Roda do Destino :: Entrevista exclusiva com o diretor Ryusuke Hamaguchi
Bob Rafelson, cineasta indicado ao Oscar e criador da série Os Monkees, morre aos 89 anos
Oscar 2023 :: Academia homenageará Michael J. Fox e mais três com prêmios honorários

O Grande Prêmio da FIPRESCI foi criado em 1999 e já celebrou a obra de nomes consagrados e promissores. “Numa camada superficial, se trata de perda e superação, de aprendizado e confiança, e do tempo que se leva para que esses caminhos sejam percorridos. Como pano de fundo, no entanto, há ainda um interessante debate a respeito do processo criativo de cada um, tendo como ilustração o clássico Tio Vânia, de Tchekov, adaptado para os palcos – e para as telas – inúmeras vezes, mas que, aqui, é visto sob outro prisma, partindo dos seus temas – envelhecimento e esquecimento – para a possível elaboração de outros vieses, como o recomeçar e o não desistir. Nenhuma dessas opções representam escolhas fáceis, mas não está na dificuldade que pressupõem o método pelo qual se validam”, conforme consta na nossa crítica sobre Drive My Car, que você pode ler na íntegra clicando aqui.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *