20210910 duna papo de cinema 800

Duna (2021) se viu na entressafra forçada pela Covid-19. Nos Estados Unidos, estreou simultaneamente nos cinemas e no streaming, o que desagradou o cineasta Denis Villeneuve. No entanto, o resultado do longa baseado numa dos livros mais importantes da ficção científica foi ótimo, o que garantiu, inclusive, as 10 indicações que a superprodução recebeu no Oscar 2022. Como boa parte de vocês já sabe, a Warner Bros. já seu o sinal verde para a sequência e Villeneuve falou recentemente numa entrevista ao Empire que tudo está andando: “Estamos projetando as coisas. Facilita o fato de ser a primeira vez que volto a um universo, então estou trabalhando com a mesma equipe e todos sabem o que fazer. A sequência será mais desafiadora, mas sabemos exatamente onde estamos pisando. O roteiro está escrito e me sinto confiante (…) Francamente, a única incógnita para mim é a pandemia”.

LEIA MAIS
Podcast 2022 #57 :: Oscar 2022
Oscar 2022 :: Ataque dos Cães lidera as indicações. Confira a lista completa
A Qualquer Custo :: Vem aí uma série de TV baseada no filme indicado ao Oscar

O cineasta canadense falou também que compara a parte dois com um jogo de xadrez, no qual vai paulatinamente acrescentando peças: “Uma decisão que tomei desde bem cedo foi que a primeira parte seria mais sobre Paul Atreides, Bene Gesserit e a experiência de estar em contato pela primeira vez com uma cultura nova. Na segunda parte, haverá muito mais coisas a respeito dos Harkonnen”. Ele ainda disse que pretende ter mais flexibilidade para aprofundar nos detalhes da teia de relações que formam esse mundo e aproveitou para comentar sobre as 10 indicações do filme ao Oscar: “Francamente, se você tivesse me dito há alguns meses que estaríamos na corrida ao Oscar, que teríamos esse tipo de reconhecimento, eu não teria acreditado em você. É realmente emocionante. Ser indicado é uma coisa linda… Não tomo as coisas como garantidas e fiquei profundamente satisfeito com o que conseguimos”. Duna 2 estreia nos cinemas no dia 20 de outubro de 2023 (se não houver qualquer mudança até lá).

20211022 duna 2021 papo de cinema scaled e1634944780628

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *