Neste sábado, dia 13, o Instituto Moreira Salles lança em DVD o longa Memórias do Subdesenvolvimento (Memorias del Subdesarrollo, 1968), do diretor cubano Tomás Gutiérrez Alea (1928-1996). Baseado no livro homônimo de Edmundo Desnoes, o filme conta a história de Sergio, um homem que, mesmo após a partida de seus amigos e familiares de Cuba, no início dos anos 1960, decide permanecer no país e acompanhar as transformações que ali acontecem após a queda do ditador Fulgencio Batista e a ascensão de Fidel Castro. Como Sergio não se identifica nem com as aspirações da burguesia, nem com as propostas da Revolução, ele observa de forma crítica a classe média, da qual faz parte, e a ingenuidade de quem acredita em uma mudança radical no país caribenho.
Memórias do Subdesenvolvimento conta com imagens documentais e de arquivo, especialmente os cinejornais produzidos pelo ICAIC (Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos), que também produz o filme. Assim, se contextualiza a situação política cubana, desde a queda de Batista até o começo do regime comunista.
No evento de lançamento, que começará às 17h30, o filme será projetado na sala de cinema do Instituto, na Rua Marquês de São Vicente, n° 476, no bairro da Gávea, Rio de Janeiro. Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia).
(Fonte: IMS)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário