É Tudo Verdade 2023 :: Divulgados os filmes selecionados. Confira

Publicado por
Marcelo Müller

Nesta terça-feira, 28, foram anunciados os filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2023. Considerado o maior evento da América Latina dedicado ao suporte documental, o ÉTV vai acontecer presencialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre 13 e 23 de abril, com ingressos gratuitos. O festival exibirá 72 produções ao todo, entre longas, médias e curtas-metragens, oriundas de 34 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming, ou seja, mantém a vocação do evento de pensar os caminhos documentais. Vale lembrar que os vencedores da 28ª edição do É Tudo Verdade nas competições Brasileiras e Internacionais de Longas/Médias e de Curtas Metragens estarão automaticamente aptos a pleitear uma vaga no Oscar 2024. Outro destaque é a mostra Homenagem Humberto Mauro, que projetará alguns filmes de um dos grandes realizadores do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro. Sem mais delongas, confira abaixo os filmes selecionados e faça a sua programação.

LEIA MAIS
Na Linha de Frente :: Confira uma cena do filme lançado pela Elite Filmes em VoD (Exclusivo)
Curta Taquary 2023 :: Confira os vencedores do festival!
Festival de Cannes 2023 :: Escolhido o presidente do júri da 76ª edição do evento

SESSÃO DE ABERTURA – SP
Subject, de Jennifer Tiexiera e Camilla Hall (EUA)

SESSÃO DE ABERTURA – RJ
1968: Um Ano na Vida, de Eduardo Escorel (Brasil)

 

MOSTRAS COMPETITIVAS

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – LONGAS E MÉDIAS

171, de Rodrigo Siqueira
Amanhã, de Marcos Pimentel
Incompatível com a Vida, de Eliza Capai
Morcego Negro, de Chaim Litewski e Cleisson Vidal
Nada Sobre meu Pai, de Susanna Lira
O Contato, de Vicente Ferraz
Santino, de Cao Guimarães

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – LONGAS E MÉDIAS

Casa Silenciosa, de Farnaz Jourabchian e Mohammad Reza Jourabchian (Irã/Canadá/França/Filipinas/Qatar)
Confiança Total, de Jialing Zhang (Alemanha/Holanda)
Despertar de Aurora, de Inna Sahakyan (Armênia/Alemanha/Lituânia)
Front do Leste, de Vitaly Mansky e Yevhen Titarenko (Letônia/Ucrânia/República Tcheca/EUA)
Godard Cinema, de Cyril Leuthy (França)
Little Richard: Eu Sou Tudo, de Lisa Cortez (EUA)
Não-Alinhados: Cenas dos Rolos de Labudović, de Milla Turajlić (Sérvia/França/Croácia/Montenegro/Qatar)
O Caso Padilla, de Pavel Giroud (Espanha/Cuba)
Pianoforte, de Jakub Piątek (Polônia)
Rezando pelo Armagedom, de Tonje Hessen Schei (Noruega)
Still: A Michael J. Fox Movie, de Davis Guggenheim (EUA)
Um Espião Compassivo, de Steve James (EUA/Reino Unido)

COMPETIÇÃO BRASILEIRA – CURTAS-METRAGENS

Aos Mortos, Um Lugar para Habitar, de Victor Costa Lopes
Bambambã, de Andréa França
Cama Vazia, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
Ferro’s Bar, de Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros
Mãri hi: A Árvore do Sonho, de Morzaniel Ɨramari
O Materialismo Histórico da Flecha Contra o Relógio, de Carlos Adriano
Retratos de Piratininga, de André Manfrim
Todavia Sinto, de Evelyn Santos
Vãnh Gõ Tõ Laklãnõ, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CURTAS-METRAGENS

Carta a um Porco, de Tal Kantor (França/Israel)
Florestas, de Simon Plouffe (Canadá)
Folhas de K., de Gloria Carrion (Nicarágua/Costa Rica)
Jogando Óleo na Fervura, de Nariman Massoumi (Reino Unido)
Mal Trabalhando, de Total Refusal (Áustria)
Paraíso da Soneca, de Samir Arabzadeh (Suécia)
Ptitsa, de Alina Maksimenko (Polônia/Ucrânia)
Todas as Coisas que Você Deixa para Trás, de Chanasorn Chaikitiporn (Tailândia)
Uma História do Mundo Segundo a Getty Images, de Richard Misek (Reino Unido/Noruega)

 

PROGRAMAS ESPECIAIS

Antunes Filho, do Coração para o Olho, de Cristiano Burlan (Brasil)
Lixo Fora de Lugar, de Nikolaus Geyrhalter (Áustria)
Lowndes County e o Caminho para o Poder Negro, de Sam Pollard e Geeta Gandbhir (EUA)
Três Minutos: Uma Duração, de Bianca Stigter (Holanda)
Vire Cada Página: As Aventuras de Robert Caro e Robert Gottlieb, de Lizzie Gottlieb (EUA)

O ESTADO DAS COISAS

A História Natural da Destruição, de Sergei Loznitsa (Alemanha/Holanda/Lituânia)
Favela do Papa, de Marco Antônio Pereira (Brasil)
Liberdade em Chamas, de Evgeny Afineevsky (Reino Unido/EUA/Ucrânia)
Merkel, de Eva Weber (Reino Unido/Alemanha/Dinamarca)
Música para Pombos Negros, de Jorgen Leth e Andreas Koefoed (Dinamarca)
Os Corredores do Poder, de Dror Moreh (França/Alemanha/EUA/Israel)
Rua Aurora: Refúgio de Todos os Mundos, de Camilo Cavalcante (Brasil)

FOCO LATINO-AMERICANO

Amando Martha, de Daniela López Osorio (Colômbia/Argentina)
Beleza Silenciosa, de Jasmín Mara López (EUA/México/Malta)
Hot Club de Montevideo, de Maximiliano Contenti (Uruguai)

CLÁSSICOS É TUDO VERDADE

Americano: Uma Odisseia a 1947, de Danny Wu (Canadá) (2022)
Cine-Guerrilhas: Cenas dos Rolos de Labudović, de Mila Turajlić (Sérvia/França) (2022)
Confissões de um Cinema em Formação, de Eugenio Puppo (Brasil) (2022)
O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento (Brasil) (2003)

HOMENAGEM HUMBERTO MAURO

Cantos de Trabalho, de Humberto Mauro (1955)
Carro de Bois, de Humberto Mauro (1974)
Engenhos e Usinas, de Humberto Mauro (1955)
Henrique Oswald, de Humberto Mauro (1942)
Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira, de André Di Mauro (2018)
Lagoa Santa, de Humberto Mauro (1940)
Manhã na Roça: O Carro de Bois, de Humberto Mauro (1956)
Mauro, Humberto, de David Neves (1975)
O Cysne, de Humberto Mauro (1936)
O João de Barro, de Humberto Mauro (1956)
Um Apólogo, de Humberto Mauro (1939)
Victoria Regia, de Humberto Mauro (1937)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.