Nosso editor-chefe, Robledo Milani, ministrará a oficina Crítica e Fruição Cinematográfica, parte do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A atividade é promovida pela Secretaria da Cultura (Sedac) por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). Completamente gratuita, a oficina acontecerá on-line entre os dias 04 e 15 de julho via aplicativo Zoom, das 14h30 às 17h30. “A renovação do público do cinema brasileiro passa pelo surgimento de novos formadores de opinião. Esta oficina busca preparar profissionais que possam balizar escolhas e promover obras audiovisuais junto aos espectadores e leitores, cultivando repertórios e pensamento crítico”, destaca Zeca Brito, diretor do Iecine. Os interessados podem realizar suas inscrições por meio deste link.
LEIA MAIS
Podcast #70 :: 13º Festival Varilux de Cinema Francês (2022)
Cobertura :: 3º Russian Film Festival (2022)
Cobertura :: 13º Festival Varilux de Cinema Francês (2022)
A ideia da oficina Crítica e Fruição Cinematográfica é capacitar profissionais para atuação na área da crítica de cinema, bem como discutir repertórios e demais conhecimentos fundamentais. Robledo também vai abordar a diversidade de produtos audiovisuais (séries e outros formatos televisivos), além de discutir a mudança dos olhares críticos em função das transformações globais na audiência e ponderar sobre a formação dos gêneros. As aulas aliarão teoria (a parte expositiva) e prática, com exercícios de escrita crítica e análise de filmes. E aí, o que está esperando para garantir a sua vaga?
Robledo Milani é graduado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é editor chefe do site Papo de Cinema, atua como crítico de cinema, repórter, além de cobrir festivais e eventos ligados ao setor audiovisual, tendo participado como jurado em dezenas de festivais. Dentre suas publicações, destacam-se os livros 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2017), Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais (2018) e Curta Brasileiro: 100 Filmes Essenciais (2019), todos como autor convidado.
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Framboesas de Ouro :: Dá pra levar a sério? Quais vencedores do Oscar já estiveram entre os piores? - 22 de janeiro de 2025
- A Forja: O Poder da Transformação - 22 de janeiro de 2025
- Framboesas de Ouro 2025 :: Coringa, Megalópolis e Madame Teia são indicados ao “prêmio” dos piores de Hollywood - 22 de janeiro de 2025
Bom dia, sou do interior de Minas Gerais, posso participar?