Editor do Papo de Cinema ministra curso on-line sobre Ingmar Bergman

Publicado por
Marcelo Müller

Nosso editor Marcelo Müller vai ministrar um curso chamado O Cinema e as Obsessões de Ingmar Bergman via Google Meet no mês de outubro. Segundo ele, a atividade “visa não apenas oferecer um passeio amplo pelas diversas fases de criação de um dos cineastas mais importantes do cinema, como também gerar uma compreensão acurada de suas influências, motivações e contribuições inestimáveis para a elevação artística da Sétima Arte, especialmente no que tange ao enfrentamento das angústias humanas”. Serão quatro aulas, nos dias 07, 14, 21 e 28 de outubro, quartas-feiras, das 18h às 20h30, totalmente on-line. Vale lembrar que o sueco Ingmar Bergman é responsável por filmes paradigmáticos como O Sétimo Selo (1956), Morangos Silvestres (1957), Gritos e Sussurros (1972) e Persona (1966). Para saber como funciona a inscrição, basta mandar um e-mail para marcelo@papodecinema.com.br . Moleza, né? As vagas são limitadas. Confira abaixo a ementa das aulas:

LEIA MAIS
Inscrições abertas para curso sobre curtas-metragens contemporâneos brasileiros
Curso de Cinema Queer tem inscrições abertas para versão online
Dolores :: Chico Teixeira deixa recursos em testamento à realização do filme (Exclusivo)

Aula 01 – Características básicas do cinema de Ingmar Bergman e a primeira fase de sua filmografia, marcada pelo foco direcionado a jovens amantes em, não raro, cenários insulares.
Aula 02 – A importância do teatro na obra de Ingmar Bergman e a segunda fase de sua filmografia, cuja centralidade feminina em casamentos conturbados é imprescindível.
Aula 03 – A relação de Ingmar Bergmann com as mulheres e o feminino presente no seu cinema. Terceira fase de sua filmografia, com ênfase nos personagens masculinos. Considerado um período metafísico. Bergman e o horror.
Aula 04Ingmar Bergman enquanto roteirista/escritor. Quarta fase de sua filmografia, com foco no papel do artista, grande profusão de protagonistas femininas. Período mais experimental. Quinta fase de sua filmografia, aqui denominada epílogo e autobiografia.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.