20210104 the eight hundred papo de cinema 800

O último ano foi atípico em todos os sentidos: as salas de cinema mundiais ficaram fechadas por cerca de nove meses, o mundo perdeu centenas de milhares de pessoas para a pandemia de Covid-19 (incluindo na indústria do cinema), produções foram interrompidas e os lançamentos, adiados, ou reprogramados para estrearem diretamente na Internet.

Como já havia sido atestado pela Comscore, o faturamento mundial de US$ 11,5 bilhões em 2020 constitui o menor índice desde que as bilheterias internacionais começaram a ser contadas, 40 anos atrás. Antes disso, 2019 havia sido um ano recorde em arrecadação, com US$ 42,5 bilhões. Agora a empresa agregadora de dados confirma outra informação relevante: a China se tornou o maior mercado cinematográfico do mundo, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos.

LEIA MAIS
Em 2020, cinemas atingem a pior bilheteria mundial em 40 anos
The Eight Hundred :: China é responsável pela maior bilheteria de 2020
Podcast 2020 #15 :: A reabertura das salas de cinema

 

20210104 the eight hundred papo de cinema 750
The Eight Hundred (2020)

 

O mercado chinês faturou US$2,7 bilhões na venda de ingressos, contra US$2,3 bilhões nos Estados Unidos. Esses números se justificam pela recuperação mais rápida dos países asiáticos após a primeira onda de coronavírus, em comparação com o mercado norte-americano. As salas de cinema na China, Japão e Coreia do Sul estiveram entre as primeiras a reabrirem, mesmo que algumas tenham fechado as portas uma nova vez, por medo da segunda onda de contágio.

Em consequência, o maior sucesso do ano veio de um filme chinês, em resultado igualmente inédito. O drama de guerra The Eight Hundred atingiu US$ 461 milhões nas bilheterias, sendo 99,9% proveniente da China, de acordo com o site Box Office Mojo. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar do ranking nacional com Bad Boys para Sempre (US$ 436 milhões), mas os chineses ocupam o terceiro, oitavo e décimo lugares do ranking. Confira os resultados das bilheterias mundiais em 2020:

 

  1. The Eight Hundred (China): US$ 461 milhões
  2. Bad Boys para Sempre (EUA): US$ 426 milhões
  3. My People, My Homeland (China): US$ 422 milhões
  4. Tenet (EUA / Reino Unido): US$ 362 milhões
  5. Demon Slayer The Movie: Mugen Train (Japão): US$ 318 milhões
  6. Sonic: O Filme (EUA): US$ 310 milhões
  7. Dolittle (EUA): US$ 245 milhões
  8. Legend of Deification (China): US$ 240 milhões
  9. Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (EUA): US$ 201 milhões
  10. The Sacrifice (China): US$ 161 milhões
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *