20240917 em pedacos fayda belo papo de cinema 800

Inspirada, segundo revelado pelos responsáveis, em casos reais, a série Em Pedaços começou a ser produzida pelo grupo Têm Dendê Produções. Através do programa documental, a produtora baiana pretende “discutir como a mulher brasileira, vítima constante de violências física, psicológica e moral, pode se recompor e se amparar nos avanços desses campos para garantir a sobrevivência e segurança”. Dirigida por Vânia Lima e escrita por Daniel Arcades e Vânia, a aposta já possui previsão de estreia.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

Ainda sem canal ou serviço de streaming confirmado, Em Pedaços deve estrear em março de 2025, mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher. Ao todo, serão quatro episódios de 20 minutos cada. Cada um deles tratará de um tema específico e contará com depoimentos de especialistas e de representantes institucionais.

OS CAPÍTULOS 

Em Pedaços contará com a seguinte divisão: Cultura do Estupro, Além das Paredes: Violência Doméstica, Feminicídio e Violência Política de Gênero. O contexto de cada capítulo recorrerá à expertise de profissionais das áreas de Ciências Sociais, como a historiadora Edinelia Souza e a pesquisadora Márcia Tavares; Saúde, como as psicólogas Patrícia Brito e Darlane Andrade; e Direito, com a advogada Fayda Belo e a promotora de justiça Sara Gama.

No campo da política, a Secretária Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordêlo, a deputada estadual Olívia Santana, e a coordenadora de Prevenção à Violência baseada em Gênero e Raça da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia, Francileide Araújo, gravaram depoimentos. Já os momentos ficcionais contarão com as atrizes baianas Naira da Hora, Tacira Coelho, Cássia Valle e Evana Jeyssan.

Patrícia Brito (Psicóloga). Foto: Têm Dendê
Patrícia Brito (Psicóloga) em Em Pedaços. Foto: Têm Dendê

O QUE ESPERAR? 

Atriz do Bando de Teatro Olodum e escritora, Cássia Valle define a experiência com Em Pedaços: “poder estar experimentando usar mais uma vez a arte para falar de coisas importantes e fazer deste corpo cada vez mais um corpo político. A palavra, a arte e as ações dentro de situações tão terríveis como essas que a gente fez no projeto, cada vez mais se faz mais importante e necessário”.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Coordenadora de Prevenção à Violência baseada em Gênero e Raça da Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia, Francileide Araújo também gravou seu depoimento. Em entrevista à produtora, ela conta que acredita que usar o audiovisual a favor do assunto ajuda a provocar mudanças significativas. “Quando o cinema traz essa pauta, debate isso, quando a gente populariza e democratiza essa pauta, a gente realmente está contribuindo para esse processo de mudança social e cultural”, diz Francileide.

LEIA MAIS
Maníaco do Parque :: Trailer oficial revela imagens inéditas do true crime
Tremembé :: Marina Ruy Barbosa interpretará Suzane von Richtofen true crime
A Vítima Invisível :: Documentário relembra o caso Eliza Samudio

Por fim, Vânia Lima, comentou que Em Pedaçosé um convite e ao mesmo tempo uma provocação para construirmos uma postura combativa diante da violência contra a mulher. As cenas de ficção são baseadas nas inúmeras histórias reais que colecionamos durante a realização do projeto, infelizmente elas são muitas. Convidamos quatro atrizes para apresentar um pouco do universo das sobreviventes. Acredito que tem uma potência importante nessa presença marcando os quatro temas dos episódios”. Vânia, vale lembrar, é sócia do grupo Têm Dendê e atua na idealização, roteirização e direção de projetos audiovisuais.

Vânia Lima
Vânia Lima, idealizadora de Em Pedaços

Gostou do conteúdo sobre Em Pedaços? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *