Em 30 de junho de 2020, o Congresso aprovou a Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial aos artistas, prejudicados pela interrupção das atividades durante a pandemia de Covid-19. Agora, a prefeitura de São Paulo se encontra em período de lançamento de novos editais voltados a diversas artes, dentro dos quais serão distribuídos R$ 70,8 milhões aos cinemas, teatros, casas de espetáculo, institutos de dança etc.
No caso específico do cinema, está aberto até o dia 9 de outubro o Prêmio de Apoio ao Audiovisual – Aldir Blanc, que vai contemplar filmes de baixo orçamento e curtas-metragens em fase de finalização. O prêmio contém dois módulos distintos, cuja premiação total atinge o valor de R$ 4 milhões, e inclui uma categoria especificamente voltada a profissionais do audiovisual que pertençam a grupos de risco para o coronavírus.
LEIA MAIS
São Paulo lança programa para atrair filmagens à cidade
Lei Aldir Blanc :: Sanção presidencial garante auxílio emergencial à cultura
Mostra de São Paulo 2020 confirma datas e homenagem de edição online
Em paralelo, o módulo IV – Antônio Bivar permite aos roteiristas inscreverem seus projetos no edital da Secretaria Municipal da Cultura junto aos textos de outras categorias, como a literatura, o teatro e as artes visuais, para criações em parceria com a cidade de São Paulo. O cadastro pode ser feito via site do SP Cultura, e os dados coletados serão de acesso público.
Os recursos constituem um reconhecimento da arte e do papel fundamental desempenhado pelos artistas, sobretudo em tempos de pandemia. O setor audiovisual está fortemente afetado pelo fechamento da Cinemateca Brasileira, a paralisação das atividades na Ancine e a perseguição de cunho ideológico por parte do novo Secretário da Cultura, Mário Frias.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário