Emissora britânica desenvolve minissérie baseada em O Paciente Inglês

Publicado por
Marcelo Müller

Existe uma onda de refilmagens, releituras e reinícios de sagas e/ou filmes. A reboque desse movimento que pode representar uma crise criativa, surge a informação de que a BBC está desenvolvendo uma série de TV baseada no filme oscarizado O Paciente Inglês (1996). De acordo com o site norte-americano Deadline, a emissora estatal britânica está ainda nos estágios iniciais do processo, mas já está confirmado que o resultado será uma co-produção com Miramax Television e a Paramount Television Studios. Na verdade, os responsáveis dizem que se trata de uma nova leitura do livro homônimo de Michael Ondaatje que, por sua vez, foi a base para o filme estrelado por Juliette Binoche, Ralph Fiennes e Kristin Scott Thomas. Tanto que a expectativa é que o programa seja mais fiel ao livro ao mostrar quatro pessoas diferentes conversando numa vila italiana após a Segunda Guerra Mundial.

LEIA MAIS
Disque M para Matar :: Alicia Vikander protagonizará série baseada em filme de Alfred Hitchcock
Scarlett Johansson protagonizará filme baseado em atração da Disney
Steven Spielberg escolhe jovem ator de filme baseado em sua infância

Publicado em 1992, o livro contém diversos saltos temporais e pretende fazer o leitor se perder junto com os personagens pelos fios das lembranças de um homem que sobrevive à guerra com seu corpo praticamente queimado e sem memória. Ainda não foi anunciado se há roteiristas, diretores ou mesmo intérpretes contratados – algo que não deve demorar a acontecer. O Paciente Inglês, o filme, fez a limpa no Oscar 1997: premiado como Melhor Filme, Atriz (Juliette Binoche), Direção, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Som, Montagem e Trilha Sonora. Indicado a Melhor Ator (Ralph Fiennes), Atriz (Kristin Scott Thomas) e Roteiro Adaptado.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.