20210222 hi mom papo de cinema 800 1

A maneira como os países lidaram internamente com a pandemia de Covid-19 está surtindo fortes efeitos na economia, inclusive na retomada das atividades cinematográficas. Os Estados Unidos, líder mundial em casos de contaminação, tem dificuldades de convencer os espectadores a voltarem ao cinema. Além disso, os maiores distribuidores relutam em lançar seus principais filmes no momento, o que tem provocado uma desaceleração do circuito exibidor tradicional, em salas de cinema.

Sem grandes lançamentos, as bilheterias norte-americanas viram neste fim de semana mais uma vitória da animação Os Croods 2: A Nova Era. Após treze semanas em cartaz, o filme retorna ao topo com US$ 1,7 milhão – quantia que, em 2020, sequer seria suficiente para colocá-lo no top 10. Este foi um dos dois únicos filmes a ultrapassar a marca do milhão de dólares arrecadado, ao lado do segundo colocado, Os Pequenos Vestígios, com US$ 1,2 milhão. Somadas, as bilheterias dos dez primeiros filmes atingiram US$ 7,3 milhões segundo o site especializado Box Office Mojo.

LEIA MAIS
Em 2020, China supera os Estados Unidos como maior mercado de cinema
The Eight Hundred :: China é responsável pela maior bilheteria de 2020
Departamento de Saúde de Los Angeles pede que indústria do cinema considere uma pausa por conta da Covid-19

 

20210222 detective chinatown 3 papo de cinema 750 1 1
Detective Chinatown 3

 

Enquanto isso, na China, a situação é muito diferente. Os cinemas chineses estão abertos há vários meses, e não apenas retomaram atividades em ritmo normal, como estão quebrando recordes de arrecadação, mesmo comparando com períodos pré-pandemia. Alavancado pelo Ano Novo chinês, o fim de semana trouxe pela primeira vez dois filmes superando a marca de US$ 600 milhões cada, após apenas dez dias em cartaz.

A comédia Hi, Mom, incluindo viagens no tempo, soma US$ 624 milhões, enquanto a comédia de ação Detective Chinatown 3 faturou US$ 621 milhões. Ambos devem superar nos próximos dias a bilheteria total de Vingadores: Ultimato na China (US$ 629 milhões).

Até agora, considerando as bilheterias de 2021, a China ocupa os oito primeiros lugares do ranking mundial, liderado justamente por Hi, Mom e Detective Chinatown 3, respectivamente. O filme indiano Master aparece em nono lugar, e a produção russa The Last Warrior: Root of Evil fecha o top 10. O primeiro filme norte-americano da lista é Os Pequenos Vestígios, com US$ 20 milhões acumulados, na décima segunda colocação.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *