A partir desta sexta-feira, 14 de agosto, o cineasta Eryk Rocha é tema de uma mostra organizada pelo Itaú Cultural, em formato online para respeitar as regras de isolamento social. Enquanto Breve Miragem de Sol (2019), nova ficção do diretor, não chega aos cinemas, serão exibidos cinco filmes de sua autoria, entre longas-metragens documentários e de ficção, além de curtas-metragens.
A programação inclui Cinema Novo (2016), documentário a respeito da revolução estética e política representada pelo movimento que incluiu cineastas como Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra e Nelson Pereira dos Santos. O filme venceu o Oeil d’Or no Festival de Cannes, reservado ao melhor documentário de toda a seleção.
LEIA MAIS
Eryk Rocha :: “O coronavírus está afetando nossa relação com o mundo”
Filme Filme :: “O curta é um espaço fértil de experimentação”, explica o curador Eryk Rocha
Breve Miragem do Sol :: Novo filme de Eryk Rocha terá première em Londres
Além deste, serão exibidos Transeunte (2010), ficção sobre a relação de um homem solitário com a cidade do Rio de Janeiro, Campo de Jogo (2015), belíssimo documentário sobre um campeonato de futebol de várzea organizado ao lado do estádio do Maracanã, e os curtas-metragens La Rueda (2012) e Igor (2013). Rocha é formado na tradicional Escola de Los Baños, em Cuba, conhecida pela forte tradição documental e humanista, algo que reverbera em sua obra.
Além da exibição dos filmes, organizada até o dia 28 de agosto, a mostra traz uma conversa sobre cinema brasileiro entre Eryk Rocha e o diretor e roteirista Adirley Queirós (Branco Sai, Preto Fica, 2014, Era uma Vez Brasília, 2017), que será disponibilizada na página oficial do Itaú Cultural a partir de 14 de agosto.