É hora dos brasileiros cruzarem os dedos. Acontece que Marte Um (2022), que está em cartaz nos cinemas desde o dia 25 de agosto, foi anunciado como representante nacional em busca de uma vaga no Oscar 2023. De olho nas cinco indicações finais do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o drama de Gabriel Martins deixou para trás os concorrentes A Mãe, de Cristiano Burlan, A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na manhã desta segunda-feira, 05, após reunião do Comitê de Seleção, presidida por Bárbara Cariry e que, em 2022, teve 19 integrantes. Segundo Bárbara, “foi uma decisão democrática e importante do júri, pois Marte Um trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas”.
LEIA MAIS
Anunciados os filmes pré-selecionados do Brasil ao Oscar 2023
Especial :: Oscar 2022 – Papo de Cinema
Vale lembrar que a última vez em que o Brasil chegou até o seleto grupo de finalistas ao Oscar de Melhor Filme Internacional foi Central do Brasil (1998), concorrente na cerimônia de 1999. Na época, aliás, a categoria se chamava Melhor Filme Estrangeiro. A cerimônia do Oscar 2023 está prevista para acontecer em 12 de março. Será que desta vez vai?
Para os que ainda estão por fora, Marte Um (2022) retrata a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.
Inclusive, o projeto, exibido nos festivais de San Sebastián, Sundance, Gramado e Tribeca, foi tema de um episódio especial do Podcast Papo de Cinema. Ficou interessado? Dê o play abaixo, GRATUITAMENTE, e divirta-se!