jane eyre papo de cinemaCelebrando a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta entre os dias 5 e 17 de novembro a mostra Escritores no Cinema, com uma seleção de 14 títulos com roteiros assinados por grandes nomes da literatura. A partir de obras-primas consagradas, a contribuição de escritores marcou profundamente o período clássico de Hollywood.

Foram muitos os homens das letras que encontraram no cinema uma alternativa de trabalho. Um exemplo célebre é o de William Faulkner, cuja parceria com Howard Hawks rendeu alguns clássicos como Uma Aventura na Martinica (1944).

A invasão de grandes escritores em Hollywood teve seu ápice entre as décadas de 1930 e 1950. Aos poucos, o descompasso entre a liberdade criativa e as regras rígidas da indústria diminuiu a presença dos autores. Aldous Huxley, por exemplo, teve seu argumento para Alice no País das Maravilhas recusado por Walt Disney, com a justificativa de que era incompreensível. Antes da experiência negativa, entretanto, o autor de Admirável Mundo Novo deixou alguns roteiros emblemáticos como Jane Eyre (1943), adaptação do romance de Charlote Brontë dirigido por Robert Stevenson.

Já anos 1970, o cinema norte-americano não manteve a mesma intensidade em suas parcerias com grandes escritores. Ainda assim, encontramos obras emblemáticas com assinaturas famosas. Entre vários trabalhos, Richard Matheson escreveu o roteiro de Encurralado (1971), primeiro longa-metragem de Steven Spielberg.

A mostra também exibe três momentos distintos da vanguarda francesa em que o cinema e a literatura estiveram próximos. E, para completar a programação, no dia 15 de novembro, sexta-feira, às 20h, acontece uma edição especial do Projeto Raros com a exibição do filme argentino Invasão (1969), de Hugo Santiago, com roteiro de Jorge Luis Borges a partir de história assinada por ele e Adolfo Bioy Casares.

Confira a lista dos filmes que serão exibidos na Mostra e a programação para a primeira semana:

A Concha e o Clérigo, de Germaine Dulac
A Mulher Satânica, de Josef von Sternberg
Jane Eyre, de Robert Stevenson
Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock
Uma Aventura na Martinica, de Howard Hawks
As Damas do Bois de Boulogne, de Robert Bresson
Moby Dick, de John Huston
De Repente, no Último Verão, de Joseph L. Mankiewicz
Os Inocentes, de Jack Clayton
O Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais
O Criado, de Joseph Losey
Chamas de Verão, de Tony Richardson
Encurralado, de Steven Spielberg
Barfly: Condenados pelo Vício, de Barbet Schroeder

5 de novembro (terça-feira)
19:00 – Pacto Sinistro, de Alfred Hitchcock

6 de novembro (quarta-feira)
19:00 – Encurralado, de Steven Spielberg

8 de novembro (sexta-feira)
19:00 – A Concha e o Clérigo, de Germaine Dulac
20:00 – Sessão de 1 ano do Cinedrome

9 de novembro (sábado)
15:00 – Sessão História no Cinema (Crônica de uma Fuga, de Adrián Caetano)
19:00 – Lançamento do curta-metragem Linda, uma História Horrível, de Bruno Gularte Barreto

10 de novembro (domingo)
15:00 – O Ano Passado em Marienbad, de Alain Resnais
19:00 – Moby Dick, de John Huston

Fonte: Sala P. F. Gastal

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