Categorias: BastidoresNotícias

Espaço Itaú de Cinema anuncia fechamento de três unidades

Publicado por
Bruno Carmelo

Triste notícia para a cinefilia brasileira: o Espaço Itaú de Cinemas anunciou esta semana o encerramento de três unidades: Salvador, Curitiba e Porto Alegre. O Grupo Zaffari e o Itaú Cinemas se responsabilizaram durante 20 anos pela gestão destes espaços conhecidos pela programação de filmes independentes e autorais, constituindo uma janela privilegiada para o cinema nacional.
Como poderia se esperar, a demora na vacinação em nível federal, a fraca retomada da economia e a ajuda limitada do governo aos setores culturais tornou inviável a continuação destes cinemas, embora o Espaço Itaú continue em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Pelo menos, os espaços serão reabertos com outra bandeira: o empresário Adhemar Oliveira assumirá o controle destas salas, sob novo nome a anunciar.
LEIA MAIS
Ancine estuda auxílio a pequenos exibidores durante a quarentena
O que esperar de 2021 :: Parte 1 – As salas de cinema
Marina Person :: “O cinema brasileiro, por incrível que pareça, sempre dá um jeito de sair da crise”

Segundo o comunicado oficial a respeito da reabertura das salas, “a programação continuará no espírito de conjugar todas as cinematografias do mundo, do cinema comercial aos filmes independentes europeus e brasileiros, mantendo os projetos que formam novas plateias (clube do professor, escola no cinema) e difundindo cultura para todas as idades”. Isso representa um alívio ao público que encontrava neste circuito uma programação independente raramente disponível em outros cinemas.
Desde que a pandemia de Covid-19 provocou o fechamento das salas de cinema por tempo indeterminado, era esperado que o circuito independente fosse mais prejudicado do que os multiplexes. Diversas empresas se adaptaram ao formato do streaming – o próprio Itaú inaugurou o Itaú Play, junto a serviços autorais como o Embaúba Play, Belas Artes à la Carte, Supo Mungam Plus, Sesc Digital e equivalentes -, no entanto, a experiência do cinema enquanto cenário privilegiado da projeção e espaço social de trocas fica ameaçada. Resta esperar que a abertura do novo cinema de Adhemar Oliveira ocorra em breve.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)