Categorias: BastidoresNotícias

Senna :: Cenas em CGI dos GPs de Mônaco rendem elogios ao Estúdio Miagui

Publicado por
Marcelo Müller

O Estúdio Miagui estreou no mercado de efeitos visuais em grande estilo. Isso porque a empresa porto-alegrense foi a responsável pela recriação das cenas de corrida dos lendários GPs de Mônaco em 1984 e 1988 da Fórmula 1 para a minissérie Senna (2024). E quem já assistiu ao programa sabe que estamos falando de um trabalho impressionante, merecedor dos elogios que vêm recebendo. Ajuda o fato de a minissérie rapidamente ter se tornado um grande sucesso internacional.

O Estúdio Miagui levou cerca de um ano para concluir o trabalho, para isso reunindo um time de cerca de 60 artistas brasileiros de diversas áreas. A equipe partiu de um estudo minucioso de referências das épocas citadas para recriar totalmente em CGI (computação gráfica) os mais de 120 prédios que rodeiam o circuito, além das centenas de mobiliários urbanos fiéis à época.

LEIA MAIS
Senna (CRÍTICA)
Critics Choice Awards 2025 :: Senna concorre ao prêmio. Veja a lista completa dos indicados de TV
Senna :: Caracterização dos principais personagens da minissérie é revelada. Confira!

ESTÚDIO MIAGUI: O TRABALHO

O Estúdio Miagui recriou em computação gráfica, além do autódromo em seus mínimos detalhes, 10 carros e seus respectivos pilotos a partir de referências fotográficas e scans feitos dos protótipos usados em pista. Outro desafio foi a animação das corridas, à qual foi necessário estudar a coreografia dos carros, ultrapassagens, pontos de vista e muito mais.

“Para a Miagui, a oportunidade de colaborar com Senna é a materialização de um sonho que vem sendo construído há uma década e meia. Desde o início sabíamos que seria um desafio enorme, mas também uma oportunidade de imprimir toda a nossa capacidade criativa e técnica a favor de uma história muito maior”, reflete Cássio Braga, líder da empresa ao lado de Carlos Kulpa, este que falou um pouco como foi desafiador animar a chuva:

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

“Um dos grandes desafios de criar simulações realistas como essa é conseguir decupar em partes a complexidade de eventos naturais para que possamos reconstruir de forma controlada cada uma dessas partes para que sejam posteriormente somadas de forma integrada, resultando em um aspecto visualmente interessante, mas acima de tudo, convincente”, diz Carlos.

Gostou do conteúdo sobre o Estúdio Miagui? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.