Categorias: CelebridadesNotícias

Estúdio processa Tarantino por tentar vender cenas inéditas de Pulp Fiction

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Quentin Tarantino sabe mesmo o valor de sua obra. Entretanto, parece ter embarcado em uma empreitada sem antes consultar seus advogados. Acontece que o estúdio americano Miramax está processando o oscarizado cineasta por planejar a venda de NFTs, ou ativos únicos/raros em tradução livre, de Pulp Fiction (1994). Os “tokens não fungíveis” de sete cenas inéditas, que o realizador anunciou que estaria vendendo no início de novembro, contém também trechos do roteiro original manuscrito do filme, bem como comentários exclusivos do diretor.

A empresa entrou com uma queixa na Justiça de Los Angeles na última terça-feira, 16, alegando que o diretor infringiu os “direitos de propriedade intelectual relacionados a uma das propriedades cinematográficas mais icônicas e valiosas do Miramax”, ao oferecer a venda. Em seguida, enviou um pedido de “cessar e desistir” expondo, em detalhes, o desrespeito de Quentin pelos amplos direitos da Miramax sobre a produção, afirma o processo. Ainda, conforme o relatório, em 1993, o cineasta teria “concedido quase todos os seus direitos” sobre o longa. Os representantes de Tarantino ainda não se pronunciaram.

LEIA MAIS
Quentin Tarantino diz que adoraria fazer um remake de Rambo
Jennifer Lawrence fez teste para Era uma Vez em Hollywood, afirma Tarantino

Para não familiarizados com a importância de Pulp Fiction (1994), vale lembrar que o filme é frequentemente citado como um dos melhores de todos os tempos, em listas diversas. No site IMDB, por exemplo, está ranqueado como o 8º preferido na colocação geral do Top 250. Na época de seu lançamento, venceu impressionantes 70 prêmios, entre festivais e condecorações. Inclusive, levou Tarantino a faturar seu primeiro Oscar – na categoria Melhor Roteiro Original – além de ter concorrido em outras seis categorias, inclusive a Melhor Filme e Direção!   

A trama, conhecida por sua não linearidade cronológica, acompanha os caminhos de vários criminosos que se cruzam em três histórias. Um pistoleiro se apaixona pela mulher de seu chefe, um boxeador não se sai bem em uma luta e um casal tenta executar um plano de roubo que foge do controle. John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e Bruce Willis encabeçam o elenco.

Agora, vai me dizer que nunca assistiu à essa obra-prima? Bem, tá aí seu compromisso para o próximo final de semana!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br