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Estudo revela que representação latina regrediu em Hollywood

Publicado por
Marcelo Müller

A internet tem pirado ultimamente com o chileno Pedro Pascal, ator (merecidamente) celebrado como o grande paizão da cultura pop do momento. No entanto, é bom não se enganar, pois ele é uma exceção que confirma a regra da sub-representação latina em Hollywood. De acordo com um estudo feito pela Latino Donor Collaborative, associação sem fins lucrativos que pesquisa a comunidade latina nos Estados Unidos, a porcentagem de estrelas, co-estrelas, showrunners e diretores latinos diminuiu em 2021 e 2022, ao ponto de atingir os mesmos níveis de 2019. Em 2022, houve 2,6% de liderança latina na televisão; 2,6% co-lideres; 1,4% dos showrunners; e 1,5% de diretores latinos. Já as estrelas latinas representaram num total de 5,1% dos filmes em 2022, 2% a menos que no ano anterior. Em 2022, HGTV, Discovery, TLC e HBO não tiveram latinos chefiando programas. Por sua vez, a Netflix teve duas lideranças latinas em suas 124 séries, enquanto a AppleTV+ empregou apenas uma em suas 44 séries.

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Ainda de acordo com o relatório da Latino Donor Collaborative, os latinos são cerca de 19% da população norte-americana, mas ainda assim é o grupo menos representado na mídia. Astros e estrelas latinas ocupam apenas 9,29% dos espaços de tela em streaming, 2,33% na TV a cabo e 5,42% nas transmissões ao vivo. Para pormenorizar os resultados, a LDC escolheu como amostragem 10 filmes futuristas realizados em Hollywood entre 2014 e 2023. Em nenhum deles há uma estrela, co-estrela, diretor ou roteirista latino. Os resultados dão o que falar, não é mesmo?

Interstellar, um dos sci-fi da amostragem
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.