Em primeiríssima mão, o Papo de Cinema anuncia que o clássico deste ano do Festival de Cinema Francês, um dos eventos mais importantes dedicados à cinematografia francófona, será Cyrano de Bergerac (1990), longa-metragem dirigido por Jean-Paul Rappeneau e protagonizado por Gérard Depardieu. A produção, baseada na peça de Edmond Rostand, acumulou diversos prêmios pelos festivais onde passou. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 1991, além das indicações para Melhor Ator (Depardieu), Melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte e Maquiagem. No festival de Cannes, o protagonista levou o troféu de Melhor Ator em 1990. No Globo de Ouro, em 1991, a produção venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E recebeu dez estatuetas do César, prêmio mais importante da França, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor.
LEIA MAIS
Exclusivo :: Featurette inédito da cinebiografia Kardec
Exclusivo :: Cartaz e trecho de Não Sei Qual Cidade se Passa aos Olhos Dele
Exclusivo :: Confira teaser inédito de A Quarta Parede
Na trama, Cyrano (Depardieu) ama sua prima, Roxane (Anne Brochet), mas não ousa se declarar, pois pensa que a feiura vai repeli-la. Ela, tomando Cyrano por confidente, revela amor por um soldado, Christian (Voncent Perez) e o faz prometer protegê-lo. Consciente da sua falta de capacidade, Christian consegue que Cyrano escreva por ele suas cartas de amor à linda Roxane.
O roteirista Jean-Claude Carrière e o diretor Rappeneau, que se dedicaram à adaptação, relembram: “Não podíamos nos contentar apenas com imagens da peça. Queríamos dar a essa história que amávamos a dinâmica e a tensão de um filme. A verdadeira aposta, é que os personagens falam em verso”. Rappeneau acrescenta: “Os versos não podiam ser martelados demais, mas não deviam sumir totalmente, para não se perder a musicalidade. Era preciso evitar o estatismo e dizer os versos no movimento. Foi Depardieu, com seu gênio inigualável, que soube fazer isso primeiro e serviu de modelo a todos os outros”.
O Festival de Cinema Francês acontecerá entre os dias 06 e 19 de junho em diversas cidades brasileiras, confirmando uma tradição que completa 10 anos em 2019. Além de Cyrano de Bergerac, serão exibidas 20 produções da recente cinematografia francesa. O evento é realizado pela produtora Bonfilm.
(Fonte: Agência Febre)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário