Exibições especiais celebram o mês da visibilidade trans em Porto Alegre

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Para ajudar a reivindicar ações de proteção, segurança e dignidade para as pessoas transgênero no Brasil, foi criado em 2014 o Janeiro Lilás. Para reforçar a data, sessões especiais de curtas-metragens gaúchos que abordam a temática serão exibidos em Porto Alegre, RS, nos próximos dias. As projeções acontecerão na Cinemateca Paulo Amorim (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), de 24 a 26 de janeiro, na Sala Eduardo Hirtz. Intitulada Janeiro Lilás: Mês da Visibilidade Trans, a programação é totalmente gratuita e contará com a presença da equipe técnica de cada filmes, e convidados, para um bate-papo.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2023 :: Anunciados os filmes que concorrerão ao Urso de Ouro
Escolhido o diretor da cinebiografia de Michael Jackson
The Killer :: Sophie Charlotte confirmada no novo filme de David Fincher

No primeiro dia, haverá a projeção de Possa Poder (2022). Dirigido por Márcio Picoli e Victor Di Marco, o enredo – selecionado para o Festival de Gramado 2022, que condecorou Valéria Barcellos como Melhor Atriz – segue o trio Lucas, Luiza e Bia. Em uma noite qualquer, eles relembram as dores e as delícias de serem quem são.

Possa Poder (2022).

No segundo dia, Jardim das Horas (2022) assume a telona. Com direção de Matheus Piccoli, o filme é estrelado por Sophia e Paulo Flores. Na trama, durante uma visita à casa onde cresceu, Teresa enfrenta a distância entre quem ela é e tudo aquilo o que o seu senil pai ainda lembra.

Jardim das Horas (2022).

Já a última sessão contará com a apresentação de Abebé (2021), videoperformance de Fayola Fereira. O projeto segue os processos de construção identitária, cura e autoamor, por meio do arquétipo do orixá Oxum.

Abebé (2021).

E aí? Se interessou? Pois, então, fique com o serviço abaixo.

  • Possa Poder (19 min), de Victor di Marco e Márcio Picoli
    Dia 24/01 (terça-feira), às 19h30min, seguida de bate-papo com os diretores e o artista visual Lael Peters.
  • Jardim das Horas (20min), de Matheus Piccoli
    Dia 25/01 (quarta-feira), às 19h30min, seguida de bate-papo com o diretor e com o realizador Lau Azevedo.
  • Abebé (20min), de Fayola Fereira
    Dia 26/01 (quinta-feira), às 19h30min, seguida de bate-papo com a a artista Fayola Ferreira e a ativista Ìyá Sandrali.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br