A Petrobras levará a exposição retrospectiva Arte Por Toda Parte, para o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. A mostra reúne um conjunto de peças em homenagem à cinematografia nacional feitas por artistas brasileiros como Angeli, Maurício de Sousa, Ronaldo Fraga e Silvio Botelho. Instalada no foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, é a primeira vez que as obras ficam em exposição na Capital Federal.
No conjunto estão as cinco animações criadas pelo desenhista Mauricio de Sousa, em que os personagens da Turma da Mônica interagem com figuras marcantes do cinema nacional como Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, e Zé Pequeno, de Cidade de Deus. Em uma das animações, Mônica e Cebolinha trocam de corpo gerando uma enorme confusão, assim como no filme Se Eu Fosse Você. Maurício de Sousa se sentiu honrado de participar do projeto: “Eu sou cinéfilo desde criança. Foi um grande prazer colocar meus personagens em situações divertidas inspiradas em filmes patrocinados pela Petrobras. Os encontros são inusitados, mas com uma boa história tudo é possível”.
Os vídeos estão disponíveis no canal da Petrobras no YouTube.
O cartunista Angeli criou 30 charges homenageando dezenas de filmes brasileiros. Silvio Botelho, conhecido como o pai dos famosos Bonecos Gigantes de Olinda, fez 10 bonecos com aproximadamente 3,70m de altura inspirados em personagens marcantes, além de cinco cordéis, promovendo encontros de famosos personagens como Zé Pequeno e Capitão Nascimento e Carlota Joaquina com Tieta. Também fazem parte da mostra as peças criadas pelo estilista mineiro Ronaldo Fraga em homenagem ao cinema nacional.
Mais informações no site www.festbrasilia.com.br