20241219 fada santoro papo de cinema

Fada Santoro,  uma das estrelas do cinema brasileiro entre os anos 1930 e 1950, morreu no último domingo, 15, em sua casa no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade. Fazia uma semana que ela havia ganhado alta de uma internação hospitalar por conta da COVID-19. Nascida Mafalda Santoro, em agosto de 1924, na Cidade Maravilhosa, ela começou muito jovem a sua carreira artística, atuando como dançarina na Companhia de Alda Garrido. Depois foi crooner em cassinos, época na qual se aproximou ainda mais da vida artística.

Fada Santoro começou a sua carreira nas telonas no fim dos anos 1930. Seu primeiro filme foi Samba da Vida (1937). Na mesma década participou ainda de Maridinho de Luxo (1938).

Fada Santoro
Fada Santoro

LEIA MAIS
Marisa Paredes, premiada atriz espanhola, morre aos 78 anos
Wolfgang Becker, diretor de Adeus, Lênin, morre aos 70 anos
Niels Arestrup, ator francês vencedor de 3 César, morre aos 75 anos

FADA SANTORO: OS PRINCIPAIS FILMES

O grande papel de Fada Santoro nos anos 1940 foi em A Estrava Isaura (1949), no qual interpretou a protagonista que dá nome ao filme. Nessa produção iniciou uma fama de par ideal de um dos principais galãs da época: Cyll Farney. Mais tarde, a atriz integrou os elencos de O Pecado de Nina (1950), Barnabé Tu És Meu (1952), Areias Ardentes (1952), Agulha no Palheiro (1953), Nem Sansão Nem Dalila (1954), Os Sobrinhos do Capitão (1956) e Boca de Ouro (1957).

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Fada Santoro também teve uma trajetória teatral paralela à cinematográfica e é considerada uma das pioneiras da TV brasileira. Nos anos 1960, ela decidiu abandonar a carreira artística depois de se casar com o polonês Michael Krymchantowski. A partir disso, teve uma vida discreta e era avessa a entrevistas. Seu último trabalho foi na novela A Rainha Louca (1967).

Fada Santoro (E) ao lado de Eliana em "Nem Sansão Nem Dalila"
Fada Santoro (E) ao lado de Eliana em “Nem Sansão Nem Dalila”

Gostou do conteúdo sobre Fada Santoro? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *