Com o surto de coronavírus em rápida expansão, o mundo se adapta às restrições impostas por vários governos para tentar conter a epidemia. O cinema, é claro, não passaria impune.
A mais recente vítima foi a produção de Falcão e Soldado Invernal, série que marcará a estreia do Universo Compartilhado Marvel no Disney+. As filmagens de uma semana previstas na cidade de Praga, na República Tcheca, tiveram que ser interrompidas devido ao avanço da doença, que provocou o fechamento de escolas, restrições de voos e vários eventos cancelados. A Disney optou por chamar todos os envolvidos de volta aos Estados Unidos, sem informar se as cenas em Praga serão gravadas posteriormente ou adaptadas para outra localidade.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Falcão e Soldado Invernal tem suas filmagens interrompidas por situações absolutamente fora do comum. Em janeiro deste ano, a agenda em Porto Rico teve que ser cancelada devido a um terremoto de grande magnitude, na escala 6,4. Apesar de tais imprevistos, o restante das filmagens ocorreu sem sobressaltos na cidade de Atlanta, onde a Marvel costuma rodar boa parte de suas produções.
Quem também foi afetado pelo coronavírus, mas neste caso em relação à data de lançamento, foi o infantil Pedro Coelho 2: O Fugitivo. Inicialmente previsto para 3 de abril nos cinemas americanos, o longa teve sua estreia adiada em quatro meses, para 7 de agosto. A situação é bem parecida à ocorrida com a nova aventura de James Bond, 007: Sem Tempo Para Morrer, que migrou de abril para novembro deste ano.
Em Portugal, dois festivais de cinema também sofreram alterações. Tanto o Monstra – Festival de Animação de Lisboa quanto a Festa do Cinema Italiano foram adiados por tempo indeterminado, devido às restrições impostas pelo governo local em relação à realização de eventos e ao funcionamento de locais públicos. O Monstra estava agendado entre 18 e 29 de março, enquanto que a Festa do Cinema Italiano aconteceria entre 1º e 9 de abril.