Sem dúvida, um dos destaques do FAM: Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022 é o Rally Universitário. Desde a última sexta-feira, 23, diversos acadêmicos de diferentes universidades, nacionais e internacionais, estão alocados no Majestic Palace Hotel (Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2746 – Centro), na capital catarinense, instigando um clima de gincana. Isso porque os participantes, divididos em cinco equipes, precisam redigir, dirigir e finalizar um curta-metragem ao longo de cinco dias. Ainda na sexta, às 10 horas, os integrantes receberam o tema no qual o filme deveria se basear. Em 2022, o enredo precisa combinar Incomunicabilidade e Equilíbrio. Ficou curioso? Siga o fio e conheça alguns dos protagonistas dessa empreitada.
Nessa maratona de 100 horas, é difícil encontrar algum aluno ocioso. É o caso de Laura Vidal Mendes, 18 anos, estudante do curso de produção audiovisual da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), que conversou rapidamente com o Papo. Para ela, a ansiedade começou antes do processo iniciar. “Estava nervosa, mas o impacto de chegar aqui foi maior ainda. Logo o desespero toma conta ao descobrir a quantidade de material que precisa ser captado num período tão pequeno“. Sobre o grupo de trabalho, formado a partir de um sorteio, ela comenta: “gosto muito de socializar, então fiz algumas amizades. É estranho, algo novo, surge uma estranheza no começo, mas depois as coisas vão fluindo e cheguei a formar amizades aqui que já são mais fortes que outras que tenho há mais tempo“.
Já para a acadêmica Joana Deschamps, 19 anos, em estágio mais avançado dos mesmos curso e instituição de Laura, o desafio está na função que lhe foi designada. Acontece que Joana, acostumada a escrever roteiros e atuar como diretora de arte, foi imbuída da tarefa de trabalhar no som do curta de seu time. “Caí de paraquedas aqui, porque quando me inscrevi, não haviam mais vagas para as minhas áreas. Surgiu a categoria de som e pensei ‘poxa, é o Rally!’ e queria muito participar, aí topei o desafio“. Ela conclui: “tinha um mês para estudar, falei com meu professor de áudio da faculdade e me ajudou a aprimorar conhecimentos. No final, está sendo incrível descobrir esse mundo“.
E, é claro, toda essa movimentação precisa de um guia. O responsável por coordenar os membros do Rally é Yasser Socarrás Gonzalez. Natural de Camagüey, Cuba, o realizador e produtor revela que as maiores demandas de sua função estão sendo gestar o “estresse dos envolvidos e contribuir para uma simplificação no avanço das futuras obras“. “São muito jovens, vem de lugares distintos e não conseguem se comunicar bem. Passada essa primeira etapa de conhecimento, elaboram planos complexos de execução, a maioria sem tempo de operação viável. A partir daí, ajudo na minimização, aconselhando a excluir linguagens que precisem de grandes orçamentos e técnicas das quais são necessários equipamentos indisponíveis“. Yasser resume: “é um trabalho de formiguinha“.
Vale lembrar que os projetos finalizados serão exibidos na cerimônia de encerramento e premiação do FAM, na quarta-feira, 28, às 19h. O júri oficial escolherá o melhor filme e a equipe vencedora levará o Troféu Panvision.
LEIA MAIS
A Mãe vence 29º Festival de Vitória!
16º CineBH :: Projeto em desenvolvimento, A Onça vence o Brasil CineMundi
Inffinito Film Festival 2022 :: Medida Provisória é o grande vencedor
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- 3 Margens :: Confira a lista completa de vencedores do festival da Tríplice Fronteira! - 21 de novembro de 2024
- Carolina Dieckmann :: Começam as filmagens de (Des)controle, novo filme com a atriz - 21 de novembro de 2024
- A Bachata do Biônico - 19 de novembro de 2024
Deixe um comentário