Fantaspoa 2020 terá edição online entre julho e agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

Inicialmente, o 16º Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre tinha adiado sua edição anual, na esperança de realizar uma edição presencial pós-pandemia. Enquanto isso, viabilizou uma edição menor, em formato virtual. No entanto, como as diretrizes de segurança ainda não permitem aglomerações nem reaberturas dos cinemas, o maior evento nacional de cinema fantástico e de terror abraçou o formato integralmente online.

Em parceria com a Darkflix, plataforma especializada no gênero, o Fantaspoa apresentará, entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, 110 filmes de 35 países, divididos entre curtas-metragens e longas-metragens. Os títulos estarão disponíveis gratuitamente, até o limite de 5000 visualizações. Em paralelo às exibições, lives e palestras permitirão ao público interagir com os diretores, atores e convidados.

LEIA MAIS
Fantaspoa divulga vencedores e anuncia antologia de terror sobre a pandemia
Fantaspoa :: Conheça os filmes selecionados para o festival online
Filme de terror com Mickey Rourke continuou filmagens durante pandemia de coronavírus

 

Skull: A Máscara de Anhangá

 

Para a abertura, foi escolhida a comédia de terror Pornô (2019), selecionada nos festivais SXSW, Sitges e Fantasia. Na trama, funcionários de um cinema liberam por acidente uma criatura sobrenatural com comportamentos sexuais. Já o encerramento traz duas produções: Skull: A Máscara de Anhangá (2020), dos brasileiros Kapel Furman e Armando Fonseca, que apresenta a vingança de um serial killer, e Antologia da Pandemia (2020), reunião de curtas-metragens de terror estimulados pelo próprio Fantaspoa, e produzidos durante o período de isolamento social.

A seleção internacional inclui obras da África do Sul, Uganda, Panamá, Ucrânia, Grécia e Argentina, entre outros, representando a diversidade do cinema fantástico mundial. Entre os projetos constam um título de ação filmado inteiramente em plano-sequência (Limbo, 2019), e o premiado terror argentino Pedra, Papel e Tesoura (2019), sobre os jogos perversos entre irmãos herdeiros da propriedade familiar.

A lista completa de filmes selecionados será apresentada em breve.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)