Começa nesta quinta-feira, 13, um dos eventos mais tradicionais do circuito de cinema fantástico: o Fantaspoa. A abertura da 19ª edição será marcada por duas sessões musicadas do clássico O Corcunda de Notre Dame (1923), de Wallace Worsley, tocada pelo violonista argentino Germán Suane. Ambas projeções acontecerão no Instituto Ling (R. João Caetano, 440 – Três Figueiras), em Porto Alegre, às 17h30 e às 20h15, local que também contará com palestras gratuitas. A Cinemateca Capitólio (R. Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), a Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico) e a Sala Redenção (Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha) também receberão sessões e outras atividades da mostra.
Reconhecido por apresentar filmes de todo o mundo que transitam nos limites entre o real e o sobrenatural, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre apresentará 172 títulos, entre curtas e longas, a maioria inédita no Brasil. A programação foi composta a partir de um total de mais de 850 inscrições, indicando uma taxa de seleção de 20% dos inscritos.
LEIA MAIS
– Fantaspoa 2023 :: Anunciados os primeiros filmes selecionados e o cartaz do evento
Em 2023, a projeções se dividirão em oito diferentes programas, com seus respectivos prêmios. Os curta-metragens se dividem em curtas nacionais, curtas de animação internacionais e curtas live-action internacionais. Já os longas se dividem entre especiais, e as competições internacional; brasileira; ibero-americana; e a inédita “Low Budgets, Great Films”. Projetos premiados, como O Poço (2019), de Galder Gaztelu-Urrutia, e As Bestas (2022), de Rodrigo Sorogoyen, estão na lista.
COBERTURAS
– Cobertura :: XIX Fantaspoa (2023)
– Cobertura :: XVIII Fantaspoa (2022)
– Cobertura :: XV Fantaspoa (2019)
– Cobertura :: XIV Fantaspoa (2018)
Ah! E este ano, assim como em diversas edições passadas, o Papo promoverá uma ampla cobertura dessa festa. Fique ligado no site, diariamente, para conferir novidades.