Fantaspoa 2023 :: Palestras preparam a reta final do evento em Porto Alegre

Publicado por
Marcelo Müller

O 19º Fantaspoa, Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, acontece na capital gaúcha (e parcialmente online) até o dia 30. Mas, antes de as cortinas dessa bem-sucedida edição 2023 se fecharem, muitas coisas ainda vão acontecer, de sessões especiais com a presença de convidados a atividades paralelas que visam discutir a fundo aspectos fundamentais da produção e da apreensão dos exemplares do cinema fantástico. Nesse encaminhamento à reta final da programação, nesta quarta-feira, 26, a partir das 16h, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), será oferecida a palestra Introdução ao Storyboard, encontro ministrado pela premiada diretora e designer norte-americana Elizabeth Schuch, profissional que trabalhou no conceito artístico de Mulher-Maravilha (2017) e Círculo de Fogo: A Revolta (2018). A proposta é possibilitar aos presentes uma noção sobre a arte do storyboard e, por conseguinte, da narrativa visual. A atividade é gratuita, mas você precisa reservar seu ingresso clicando aqui.

LEIA MAIS
Fantaspoa 2023 :: Cineasta espanhol Caye Casas apresenta seu mais novo filme
Fantaspoa 2023 :: Premières marcam sessão de curtas-metragens em Porto Alegre
Fantaspoa 2023 :: Começa a etapa online e gratuita da 19ª edição do evento

Elizabeth Schuch

Já na quinta-feira, 27, no mesmo no Instituto Ling, também a partir das 16h, será a vez da palestra O humor ácido e os limites da comédia no cinema, a ser ministrada pelo cineasta espanhol Caye Casas – cujo filme mais recente, o ótimo e perturbador A Mesa da Sala de Jantar (2023), está em exibição no Fantaspoa. A ideia é construir com os presentes um percurso reflexivo a respeito da suposta limitação da comédia. Para isso. Caye analisará trechos dos próprios filmes, mas também trará exemplos de outras obras, sobretudo com o intuito de colocar em discussão temas que permeiam a ideia de uma abordagem politicamente correta. Será que ainda há espaço para a incorreção  política na representação cinematográfica de uma atualidade tão avessa a controvérsias? Da mesma forma, a atividade é gratuita, mas como os ingressos são limitados, você precisa reservar o seu clicando aqui.

OUÇA GRATUITAMENTE

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)