Fantaspoa 2025 :: Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre revela vencedores de sua 21ª edição. Confira!
Publicado por
Victor Hugo Furtado
O Fantaspoa, considerado o maior festival da América Latina dedicado ao cinema fantástico, encerrou sua 21ª edição na noite do último domingo, 27, com a cerimônia de premiação realizada na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Em 2025, o cinema brasileiro brilhou com Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges, eleito o melhor filme da Mostra Nacional.
Na Competitiva Ibero-Americana, O Instinto, dirigido por Juan Albarracín, conquistou o prêmio de Melhor Filme, enquanto na Competitiva Internacional o destaque ficou com O Mosqueteiro Solitário, de Nicolai Schumann, reafirmando o caráter global e a diversidade do festival.
FANTASPOA: A EDIÇÃO 2025
Segundo revelado pelos responsáveis, em nota à imprensa, durante 19 dias de programação, o evento exibiu mais de 200 filmes em cinco espaços da capital gaúcha: Cinemateca Capitólio, CineBancários, Cinemateca Paulo Amorim, Instituto Ling e Sala Redenção. Além disso, cerca de 14 mil espectadores participaram das atividades presenciais.
Pelo segundo ano consecutivo, o Fantaspoa também expandiu sua presença online. A seleção de 99 curtas, disponibilizada gratuitamente na plataforma Darkflix+, somou cerca de 500 mil visualizações ao longo do festival. A seguir, fique com os vencedores:
FANTASPOA 2025: OS VENCEDORES
MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
MELHOR CURTA NACIONAL: Carne Fresca, de Giovani Barros
MELHOR CURTA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO: Tinkerhell, de Noah Sterling
MELHOR CURTA INTERNACIONAL EM LIVE-ACTION: Help, I’m Alien Pregnant, de Thunderlips
PRÊMIO MÈLIÉS D’ARGENT: L’ essence de la Sirène, de Jessica Puppo
MENÇÕES HONROSAS: A Corte da Cúpula Suprema, de Carlo Giovani e Flávio Tambascia, When it Comes (It Will Have Your Eyes), de Izibene Oñederra, e Frascos Vacíos, de Guillermo Ribbeck
MOSTRA MADRUGADÃO
MELHOR FILME: Cagados de Medo, de Vivieno Caldinelli
MOSTRA NACIONAL
MELHOR FILME: Suçuarana, de Clarissa Campolina e Sérgio Borges
MOSTRA LOW BUDGETS GREAT FILMS
MELHOR FILME: Lentes de Contato, de Ruiqi Lu
MENÇÃO HONROSA: Rei Bebê, de Kit Redstone e Arran Shearing
MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA
MELHOR FILME: O Instinto, de Juan Albarracín
MELHOR DIREÇÃO: Edgar Nito, por Um Conto de Pescadores
MELHOR ROTEIRO: Natureza Morta com Fantasmas
MELHOR ATOR: Sérgio Podeley, por Gatilheiro
MELHOR ATRIZ: Antonia Giesen, por Os Hiperbóreos
MENÇÃO HONROSA: Sanduíche Quente (por sua visão única e plano de cavidade retal) e Um Conto de Pescadores (pela qualidade de seu elenco feminino)
MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL
MELHOR FILME: O Mosqueteiro Solitário, de Nicolai Schumann
MELHOR DIREÇÃO: Joe DeBoer e Kyle McConaghy, por Dead Mail
MELHOR ROTEIRO: Os Perigos da Viagem no Tempo
MELHOR ATOR: Edward Hogg, por O Mosqueteiro Solitário
MELHOR ATRIZ: Talia Zucker, por In Vitro
MELHOR FOTOGRAFIA: O Mosqueteiro Solitário
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS: Os Perigos da Viagem no Tempo
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Fucktoys
MENÇÕES HONROSAS: Transcendendo Dimensões (pela Melhor Trilha Sonora), The Other (Melhor Atriz Coadjuvante para Lily D. Moore) e Ebony and Ivory (Melhor cena de dança na praia)
Gostou do conteúdo sobre o Fantaspoa 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br