20240402 favela doc papo de cinema 800

Responsável por projetos como Um Dia Com Jerusa (2020) e Ó Paí, Ó 2 (2023), a cineasta Viviane Ferreira deu o pontapé inicial no seu mais novo projeto. Intitulado Favela.doc, o seriado documental começou a ser gravado no último dia 27 de março na cidade do Rio de Janeiro. Cidade de Deus, Manguinhos, Taquara e outras paisagens cariocas devem receber Viviane e sua equipe até o dia 06 de abril. Com a proposta de retratar diversas comunidades brasileiras, a empreitada, segundo revelado pelos responsáveis, pretende “se aprofundar na essência da música das favelas brasileiras, destacando personagens fundamentais de cada estilo e região”.

LEIA MAIS
A Banda :: Nova comédia de Hsu Chien começa a ser filmada em Porto Alegre
Cinemateca Brasileira vai recuperar e digitalizar seis filmes de Mazzaropi
Oliver Stone finaliza seu documentário sobre o presidente Lula

Ainda conforme anunciado, o projeto deve “explorar as raízes do funk carioca, mergulhando na pluralidade da Zona Oeste do Rio, para acompanhar Deize Tigrona, uma das pioneiras do movimento funk carioca”. Figura marcante da Cidade de Deus, berço do estilo musical que ganhou projeção internacional, ela será a personagem central de um dos oito episódios da primeira temporada. Além do funk, outros estilos também serão abordados, como trap, samba, grime/drill, tecnobrega, bregafunk, R&B e pagode baiano.

20240402 favela doc papo de cinema 750 2
Divulgação

Além das gravações no Rio, as filmagens passam ainda pela Baixada Santista, pano de fundo para contar a jornada do DJ Mu540 (Muzão). Do litoral paulista para a Amazônia paraense, em Belém as câmeras exploram os bastidores dos bailes de tecnobrega com Maderito da Gang do Eletro. Já em Pernambuco, na periferia de Olinda, o bregafunk é representado por Rayssa Dias, na comunidade Salgadinho. Antes do Rio, a produção desembarcou no Nordeste de Amaralina, em Salvador, onde gravou com o coletivo Trap Funk & Alívio, grupo que mescla som do baile funk à tradição do pagodão baiano.

20240402 favela doc papo de cinema 750 1
Divulgação

A primeira temporada de Favela.doc deve chegar às telinhas em 2025. E aí? Gostou da novidade? Então, já sabe, fique ligado no Papo para, em breve, mais informações sobre a obra.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *