Categorias: LançamentosNotícias

Fé para o Impossível :: Conheça a história real que inspirou o filme estrelado por Dan Stulbach e Vanessa Giacomo

Publicado por
Marcelo Müller

Em Fé para o Impossível (2025), Renee Murdoch (Vanessa Giácomo) corria pela praia no Rio de Janeiro quando foi brutalmente atacada. Internada em estado gravíssimo e com perspectivas mínimas de recuperação, ela recebeu todo o apoio da sua família e do marido Philip (Dan Stulbach), que compartilhou a luta de Renee com o mundo. O roteiro é assinado por Carolina Minardi e Guilherme Ruiz.

Com direção de Ernani Nunes, Fé para o Impossível chega nesta quinta-feira, 20, aos cinemas do Brasil apostando numa história que mistura superação e testemunho de fé. Mas, você sabia que a trama é baseada numa história real? E que outros filmes recentes brasileiros apostam na fé como mensagem e trunfo para levar público aos cinemas? Confira logo abaixo.

LEIA MAIS
Fé para o Impossível :: Entrevista com Dan Stulbach e Vanessa Giácomo (Exclusivo)
Oscar 2025 :: Quem são os brasileiros indicados a Melhor Filme por Ainda Estou Aqui?
Morre Cacá Diegues, premiado cineasta brasileiro, aos 84 anos

FÉ PARA O IMPOSSÍVEL: A HISTÓRIA REAL

Renee Murdoch é uma pastora norte-americana radicada no Rio de Janeiro e casada com o brasileiro, e também pastor, Philip Murdoch. No ano de 2012, ela foi brutalmente atacada por um morador em situação de rua na praia da Barra, na Cidade Maravilhosa. Golpeada severamente com um pedaço de madeira, ela ficou entre a vida e a morte – os primeiros boletins médicos anunciavam cerca de 30% de chances de sobrevivência e, mesmo assim, um prognóstico de quase 90% de chances de sequelas permanentes.

Notícia no mundo, o drama era atualizado diariamente por Philip Murdoch nas suas redes sociais. O religioso clamava por rodas de oração para a pronta recuperação de sua esposa. Depois de quase 30 dias de internação, sendo 10 em estado de coma, e seis cirurgias (incluindo a remoção de parte do crânio), ela retomou progressivamente as suas atividades. Inesperadamente, Renee Murdoch não apenas sobreviveu, como também ficou com pouquíssimos resquícios do acontecido, no que muitos chamaram de milagre.

FÉ PARA O IMPOSSÍVEL: FILMES BRASILEIROS SEMELHANTES

O filão de produções religiosas é extenso no Brasil. Pensando apenas nos últimos anos, tivemos filmes que apostavam em histórias inspiradoras e com elementos racionalmente imponderáveis (para muitos explicadas somente pela fé). Abaixo listamos dois deles.

Predestinado (2022)
José Arigó foi um dos mais importantes médiuns de todos os tempos. Orientado espiritualmente por Chico Xavier, ele se tornou uma esperança para muitos enfermos ao redor do mundo ao incorporar o espírito do alemão Dr. Fritz.

Ninguém é de Ninguém (2023)
Quando dois aparentes desconhecidos se encontram em uma festa, eles compartilham seus medos em relação aos seus parceiros e a crença de que estão sendo traídos. Um sentimento que pode ter tido início em vidas passadas.

Gostou do conteúdo sobre Fé para o Impossível? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

| Filme é baseado em história real? Que outros filmes brasileiros tratam de temas parecidos? O que você precisa saber antes de assistir ao longa ?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.