O Prêmio Goya, outorgado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha aos destaques de cada ano naquele país, terá sua 27ª edição em fevereiro de 2013. Esta é a primeira edição em que o Brasil indica oficialmente um filme para o prêmio na categoria “Melhor Filme Ibero-americano” – e o postulante brasileiro a uma das vagas na competição, conforme anunciado no dia 03/10, é Febre do Rato (2011), de Cláudio Assis. O filme conta a história do encontro de Zizo (Irandhir Santos), poeta anarquista e editor do jornal independente “Febre do Rato” (cujo nome vem de uma expressão popular na cidade do Recife, que descreve “alguém fora de controle”), com a jovem Eneida (Nanda Costa).
Para a comissão de seleção, essa obra foi escolhida dentre tantas outras de excelente qualidade não apenas por seus méritos técnicos e artísticos, mas também por ser o que melhor representa uma cinematografia ao mesmo tempo profundamente brasileira e de alto impacto estético. Participaram da comissão de seleção: Ailton Franco, indicado pelo Fórum dos Festivais; João Nunes, crítico de cinema indicado pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE); João Roni Jardim Garcia, por indicação da ANCINE; Orlando Senna, indicado pelo Ministério das Relações Exteriores; e Silvia Rabello, indicada pela Academia Brasileira de Cinema.
A lista de filmes selecionados pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha para concorrer ao prêmio Goya na categoria Melhor Filme Ibero-americano será anunciada no Festival de Cinema de Huelva, que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, na cidade espanhola.
(Fonte: Ancine)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário