Nesta terça-feira, 15 de dezembro, o FEED DOG Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda dá início à edição 2020, em formato online para se adequar às demandas sanitárias relacionadas à Covid-19. Até o dia 20 de dezembro, serão apresentados quinze filmes, muitos deles inéditos no Brasil, discutindo tanto a criação dos grandes estilistas quanto a democratização da produção e acesso à moda, além de suas transformações face à política e à economia.
Entre as produções internacionais, destacam-se os excelentes documentários Machines (2017), de Rahul Jain, que acompanha a rotina exaustiva de operários numa gigantesca usina de tecidos na Índia, e Alexander McQueen (2018), de Ian Bônhote e Peter Ettedgui, retrato sobre o estilista que subverteu os códigos da alta costura.
LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Documentário de Bárbara Paz sobre Héctor Babenco representará o Brasil
Cine Ceará 2020 :: A Meia Voz, documentário autobiográfico, vence o festival
Podcast 2020 #21 :: Documentários biográficos musicais
Já a programação brasileira inclui Favela É Moda (2019), de Emílio Domingos, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival do Rio, além de Fios de Alta Tensão (Sérgio Gagliardi-Gag, 2018) e Deixa na Régua (Emílio Domingos, 2016), cada um deles debatendo, à sua maneira, a estética e a inclusão social. Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019), de Marcelo Gomes, também integra a seleção com um olhar à cidade de Toritama, Pernambuco, que gira em torno da indústria do jeans.
Além da exibição de filmes, o festival apresenta lives, debates e oficinas gratuitas. Em 16 de dezembro, a curadora e crítica de cinema Flávia Guerra promove a discussão “A moda além da roupa”, às 19h30. Você descobre a seleção completa, atividades paralelas e horários de exibição na página oficial do FEED DOG.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário