Hoje, quarta-feira, a programação da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre contará com a estreia de dois documentários, dirigidos por Pedro Henrique Risse e Clarissa Becker, sobre descendentes de alemães no Brasil. Os curtas Meio e Land Schaffen apresentam particularidades identitárias presentes no cotidiano dos descendentes de alemães na região do Vale do Rio dos Sinos. O ponto de partida para os dois trabalhos foram as pesquisas realizadas por Clarissa durante sua graduação em Ciências Sociais, que abordaram a relação entre imaginário e identidade cultural através de histórias de vida.

Os filmes serão apresentados em sessão comentada com o diretor Pedro Henrique Risse às 19h, no Cine Santander, com entrada franca – mediante a retirada de senha na bilheteria. Este ano a Feira presta homenagem aos 190 anos da imigração alemã no país.

Meio (Brasil, 2013, digital, cor, 20 min)

MEIO papo de cinema 1

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: No interior do sul brasileiro, Lina não consegue falar com seus netos, pois seu único idioma é um dialeto alemão. Em uma escola próxima, crianças aprendem alemão, imaginam sobre o lugar de origem de seus antepassados e se perguntam o que isso tem a ver com eles.

Land Schaffen (Brasil, 2013, digital, cor, 26 min)

LAND papo de cinema 1

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: A rotina de trabalho na terra dita o ritmo em que se tecem histórias de vida, se constroem identidades e se cultivam sonhos. Nas conversas do cotidiano, o dialeto alemão Hunsrückisch desenha a paisagem de famílias brasileiras, entre vales e morros do Rio Grande do Sul.

Fonte: Verte Filmes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *