20200322 fernanda montenegro papo cinema

O assunto ainda está morno devido à turbulência em torno da pandemia de coronavírus, mas Fernanda Montenegro está bem cotada para, em breve, integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Segundo a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo, a atriz assumiria a cadeira deixada pelo escritor Affonso Arinos de Mello Franco, que faleceu em 15 de março deste ano.

Caso seja realmente eleita como imortal da ABL, Fernandona seria a terceira representante do cinema na história da instituição. O primeiro foi o cineasta Nelson Pereira dos Santos, sucedido pelo também diretor Cacá Diegues após seu falecimento. Vale lembrar que a atriz foi indicada ao Oscar e ganhou o Urso de Prata, no Festival de Berlim, por seu desempenho em Central do Brasil (1998).

Ao menos por enquanto, não há informações sobre quando será a votação na ABL. A atriz ainda não se posicionou sobre o assunto.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *