Ainda Estou Aqui :: Fernanda Torres será homenageada pelo Critics Choice

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Com chances reais de chegar à maior festa de Hollywood, Ainda Estou Aqui, representante brasileiro na busca por uma vaga no Oscar 2025, vem dando passos importantes a cada dia. Agora, foi a vez da Critics Choice Association celebrar a obra por meio da atriz Fernanda Torres, protagonista do projeto de Walter Salles.

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Em 22 de outubro, Fernanda Torres, que é cotada para ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, será homenageada pela entidade no Celebration of Latino Cinema & Television, evento promovido pela CCA, com o Actress Award-International Film. Ao lado de Fernanda, também serão laureados nomes como Fede Alvarez, Zoe Saldana e Adriana Barraza.

A ASSOCIAÇÃO

Anteriormente chamada de Broadcast Film Critics Association (BFCA), a CCA é a maior organização de críticos de cinema de Estados Unidos e Canadá. Fundada em 1995, conta com aproximadamente 300 críticos de televisão, rádio e internet. No mês de dezembro, eles se reúnem para votar no Critics Choice Awards, troféus dados anualmente em reconhecimento às melhores realizações durante o ano, os quais são entregues todo mês de janeiro do ano posterior. A honraria é um dos termômetros do Oscar.

MAIS SOBRE O FILME

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A se passa no Rio de Janeiro do início dos anos 1970. Lá vivem os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Eles moram numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país.

Selton Mello e Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui

Certo dia, sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre sua história. Além de Fernanda Torres e Selton, Fernanda Montenegro, Valentina Herszage, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Bárbara Luz, Antonio Saboia, Humberto Carrão, Maeve Jinkings Dan Stulbach, Camila Márdila, Lourinelson Vladmir, Thelmo Fernandes, Carla Ribas, Daniel Dantas, Charles Fricks, Helena Albergaria e Caio Horowicz também estão no elenco.

CHANCES REAIS

Desde a indicação de Central do Brasil (1998) ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999, o Brasil não vislumbrava possibilidades tão grandes de figurar na categoria novamente (aliás, hoje ela se chama Melhor Filme Internacional). Elogiado e premiado no Festival de Veneza 2024Ainda Estou Aqui vem repercutindo na imprensa internacional desde então.

LEIA TAMBÉM
Ainda Estou Aqui :: Escolhido o representante do Brasil no Oscar 2025
Globo de Ouro 2025 :: Suspeita de corrupção pode colocar em xeque a premiação (de novo)
Festival de Veneza 2024 :: Ainda Estou Aqui fatura Melhor Roteiro

Recentemente, a imponência do longa brasileiro ganhou ainda mais destaque nos EUA com publicações do The New York Times e do The Hollywood Reporter. Tais periódicos não apenas apontam a obra como favorita na categoria de Melhor Filme Internacional, como também esperam indicações de atuação para Fernanda Torres e Selton Mello. E aí? Será que dessa vez o Brasil “levanta essa taça”? 

Gostou do conteúdo sobre Fernanda Torres? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br