20201208 800 1

Outro evento cinematográfico vencendo a pandemia! O festival da vez é o Fest Aruanda 2020, que anunciou seus filmes de abertura. Em sua 15° edição, a mostra contará com uma exibição especial do curta Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, e a première do longa Os Quatro Paralamas (2020), de Roberto Berliner. As obras, ambas de formato documental, serão exibidas no primeiro dia de festividades: 10 de dezembro. As apresentações seguirão até o dia 17 e acontecerão na Rede Cinépolis do Manaíra Shopping (Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 805), em João Pessoa. Com a pandemia, o festival também contará com o formato híbrido, com sessões presenciais e online, via Plataforma Aruanda Play.

LEIA MAIS
CCXP Worlds 2021 já está confirmada!
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia
Cine Educação promove mostra online e gratuita na Semana dos Direitos Humanos

A escolha do curta Aruanda como obra de apresentação se dá pela comemoração de 60 anos de sua realização, que aconteceu em 1960. Dirigido por Linduarte Noronha, o filme foi rodado em solo paraibano e narra a sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Paraíba. Glauber Rocha, na época, alegou que os realizadores de Aruanda eram “os legítimos representantes do moderno documentário brasileiro”. Já o longa, Os Quatro Paralamas, detalha a trajetória do grupo de rock Os Paralamas do Sucesso. Sob o olhar de Roberto Berliner, refaz os passos da banda desde o início no Circo Voador, nos anos 1980.

20201208 999 1

Além das produções iniciais, serão exibidos 13 longas e 12 curtas nas Mostras Competitivas, além de Retrospectivas e Especiais, com quatro sessões diárias e 22 no total. Além disso, será oferecida uma oficina e também laboratórios audiovisuais, de requalificação profissional e seminários temáticos, fechando o tripé Intercâmbio-Qualificação-Reflexão Teórica que dá sustentação ao festival desde sua fundação.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *