Outro evento cinematográfico vencendo a pandemia! O festival da vez é o Fest Aruanda 2020, que anunciou seus filmes de abertura. Em sua 15° edição, a mostra contará com uma exibição especial do curta Aruanda (1960), de Linduarte Noronha, e a première do longa Os Quatro Paralamas (2020), de Roberto Berliner. As obras, ambas de formato documental, serão exibidas no primeiro dia de festividades: 10 de dezembro. As apresentações seguirão até o dia 17 e acontecerão na Rede Cinépolis do Manaíra Shopping (Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 805), em João Pessoa. Com a pandemia, o festival também contará com o formato híbrido, com sessões presenciais e online, via Plataforma Aruanda Play.
LEIA MAIS
CCXP Worlds 2021 já está confirmada!
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia
Cine Educação promove mostra online e gratuita na Semana dos Direitos Humanos
A escolha do curta Aruanda como obra de apresentação se dá pela comemoração de 60 anos de sua realização, que aconteceu em 1960. Dirigido por Linduarte Noronha, o filme foi rodado em solo paraibano e narra a sobrevivência de uma comunidade de escravos libertos do sertão da Paraíba. Glauber Rocha, na época, alegou que os realizadores de Aruanda eram “os legítimos representantes do moderno documentário brasileiro”. Já o longa, Os Quatro Paralamas, detalha a trajetória do grupo de rock Os Paralamas do Sucesso. Sob o olhar de Roberto Berliner, refaz os passos da banda desde o início no Circo Voador, nos anos 1980.
Além das produções iniciais, serão exibidos 13 longas e 12 curtas nas Mostras Competitivas, além de Retrospectivas e Especiais, com quatro sessões diárias e 22 no total. Além disso, será oferecida uma oficina e também laboratórios audiovisuais, de requalificação profissional e seminários temáticos, fechando o tripé Intercâmbio-Qualificação-Reflexão Teórica que dá sustentação ao festival desde sua fundação.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- Fernanda Torres :: Personalidades se manifestam após vitória da atriz no Globo de Ouro 2025 - 6 de janeiro de 2025
- Globo de Ouro 2025 :: 25 anos após Central do Brasil, Fernanda Torres dedica prêmio à mãe - 6 de janeiro de 2025
- Globo de Ouro :: Fernanda Torres é a primeira brasileira premiada na história do evento - 6 de janeiro de 2025
Deixe um comentário