Fest Aruanda 2021 :: Cinema com inclusão é garantido em sessão especial com acessibilidade

Publicado por
Victor Hugo Furtado

O acesso ao cinema é um direito de todos. E é seguindo esse preceito que a 16ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro contará com uma sessão especial com acessibilidade na próxima terça-feira, 14, às 11h da manhã, na Sala 9 do Cinépolis, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Na ocasião, será exibido o documentário A Mãe de Todas as Lutas (2021), dirigido pela cineasta Susanna Lira, que contará com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tendo como público-alvo as pessoas surdas. A produção também poderá ser conferida através da plataforma Aruandaplay.

A Mãe de Todas as Lutas (2021) acompanha a trajetória de duas mulheres, Shirley Krenak e Maria Zelzita. Shirley traz a missão de honrar as mulheres e a sabedoria das Guerreiras Krenak, da região de Minas Gerais. Maria Zelzuita é uma das sobreviventes do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Segundo Susanna, “é de extrema relevância que temas como esses cheguem a mais pessoas, sobretudo às que não têm acesso às informações que estão latentes no país, como é a questão agrária“.

LEIA MAIS
Fest Aruanda 2021 :: Deserto Particular ganha sessão especial
Começa em João Pessoa o 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Para mim é muito importante que o filme seja exibido numa sessão com acessibilidade porque ele trata de um tema muito atual. O nome do filme já diz muito, a luta pela terra é a mãe de todas as lutas”, acrescenta a diretora.

Vale lembrar que o Papo de Cinema está presente em João Pessoa, publicando diariamente críticas exclusivas, notícias em primeira mão e entrevistas inéditas. Ah, e uma boa notícia: nesta terça-feira, a partir das 18h, o diretor-geral do Fest Aruanda, o professor e crítico de cinema Lucio Vilar, estará ao vivo em uma live no perfil do Papo de Cinema no instagram com o nosso editor Bruno Carmelo, em um bate-papo sobre os desafios da edição desse ano e as perspectivas para 2022. Imperdível!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br