Fest Aruanda 2024 :: Mostra nos EUA consolida intercâmbio internacional

Publicado por
Marcelo Müller

Representantes do Fest Aruanda, evento que acontece anualmente na Paraíba, estiveram recentemente nos Estados Unidos para uma mostra realizada nas cidades de Los Angeles e San Diego. Nas ocasiões, foram exibidos filmes importantes do cinema paraibano, assim consolidando o intercâmbio internacional firmado em 2022 entre a San Diego State University (SDSU) e o Fest Aruanda, via Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Foi um prazer enorme receber o prof. dr. Lucio Vilar na Califórnia e colaborar com a American Cinemateque e o Consulado Geral do Brasil em Los Angeles, para apresentar a Mostra Aruanda. Os filmes mostraram a alta qualidade e diversidade da produção audiovisual da Paraíba e o público adorou os filmes e o debate moderado pela cineasta Chica Barbosa, traduzido por Nanda Costa”, disse sobre a Mostra Fest Aruanda a professora Kristal Bivona, assistente de Humanidades e Vice-diretora do Centro de Estudos Brasileiros Behner Steifel da SDSU.

“Também foi fantástico ter a oportunidade de trazer Lúcio Vilar para a San Diego State University para a Mostra Aruanda em San Diego. Ele apresentou sua pesquisa de doutorado e os alunos demonstraram bastante interesse na fala e no cinema mudo da Paraíba dos anos 1920 que foi exibido. O evento foi moderado pela profa. dra. Viviane Kraieski e traduzido pelo doutorando, Abner Sótenos. Estamos muito felizes em poder aprofundar a nossa parceria de intercâmbio com a UFPB e Fest Aruanda”, completou a a professora Kristal Bivona.

LEIA MAIS
18º Fest Aruanda :: Levante é o melhor filme da edição 2023. Confira os premiados
Festival do Rio 2024 :: Anunciados os 51 filmes da Première Brasil
VI MOV :: Começa a edição 2024 do Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco

Lúcio Vilar com a embaixadora do Brasil, Fátima Ishitani, que prestigiou a Mostra Fest Aruanda em Los Angeles. Foto/divulgação

INTERCÂMBIO

Um dos efeitos práticos da mostra nos Estados Unidos é que em 2024 o Fest Aruanda exibirá alguns curtas estadunidenses. A 19ª edição está agendada para acontecer em João Pessoa de 05 a 11 de novembro. Fundador e produtor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, comemorou os resultados do intercâmbio: “Eis um saldo qualitativo de nossa estadia na Califórnia. Ao mesmo tempo que levamos o ‘novo cinema’ paraibano aos EUA, cumprimos agenda de conversações paralelas para alinhar a vinda de filmes para diversificar e internacionalizar a pauta do Fest Aruanda que já tem presença de produções audiovisuais de alunos da União Europeia, via parceria com a Universidade Lusófona”.

“A Mostra do Fest Aruanda exibida em Los Angeles e San Diego, trouxe o melhor do cinema regional brasileiro, destacando as narrativas únicas e a criatividade que emergem do Nordeste. É uma honra apoiar iniciativas desse porte, que permitem ao público norte-americano descobrir e apreciar a diversidade cultural do Brasil”, declarou a embaixadora do Brasil, Fatima Ishitani, que prestigiou a programação com sua ilustre presença.

Fest Aruanda

ARUANDA PLAY

Faltando 85 dias para a realização do Fest Aruanda 2024, os trabalhos estão de vento em popa. Em breve devem ser anunciados os filmes da 19ª edição do evento que acontece em João Pessoa. Enquanto as atividades não chegam, que tal dar uma olhadinha no Aruanda Play, plataforma exclusiva para a exibição de filmes selecionados para edições anteriores? Apoiado pelo Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Fundação Cultural de João Pessoa e TV Cultura, o Fest Aruanda foi idealizado em 2005 por Lúcio Vilar, sendo criado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção Audiovisual e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.