20241107 toto sophia loren papo de cinea 800

Chegou, enfim, a hora de conferir o melhor do audiovisual realizado na Velha Bota. A oportunidade surge através do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024, que começa nesta quinta-feira, 07 de novembro, em todas as regiões do Brasil. Neste ano, o evento trará diversas obras inéditas, além de homenagens a ícones da Itália e uma retrospectiva com clássicos. A abertura oficial acontecerá no Auditório Ibirapuera: Oscar Niemeyer (Av. Pedro Álvares Cabral), na cidade de São Paulo.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Como de costume, o Festival de Cinema Italiano no Brasil também terá a sua versão on-line para contemplar um número ainda maior de espectadores. Os interessados podem conferir os títulos por meio do link oficial. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

As obras selecionadas misturam diversos gêneros. De documentários a dramas, o Festival de Cinema Italiano no Brasil promete agradar todos os gostos. Destacam-se na programação projetos como Toquinho: Encontros e Um Violão (2024), dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a comédia Um Mundo À Parte (2024), de Riccardo Milani, maior bilheteria da Itália em 2024. Outro destaque do Festival de Cinema Italiano é Eu, Capitão (2023), que promoverá uma homenagem a Matteo Garrone, o diretor responsável. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, o longa – embora não seja inédito nos cinemas brasileiros – foi selecionado por sua “relevância indiscutível”.

CINEMA ITALIANO: RETROSPECTIVA

Neste ano, o tradicional segmento do Festival de Cinema Italiano no Brasil ganhou o título de “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni, propondo aos espectadores um mergulho na tradição cômica do audiovisual produzido na Itália. Na seleção, estão apostas de cineastas consagrados, como Federico FelliniEttore Scola e Vittorio De Sica.

Entre os destaques do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024, estão Guardas e Ladrões (1951), premiado como Melhor Roteiro no Festival de Cannes, Abismo de um Sonho (1952), que disputou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, Confusões à Italiana (1954), com Sophia LorenA Dupla Explosiva (1974), com Terence Hill e Bud Spencer, e O Pequeno Diabo (1988), que premiou Benigni como Melhor Ator no David di Donatello (o “Oscar italiano”) em 1989.

Roberto Benigni, mestre do cinema italiano
Roberto Benigni, destaque do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024

O Festival de Cinema Italiano no Brasil, vale lembrar, acontece presencialmente em diversas regiões do Brasil e também via streaming. O evento foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo: ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, e tem a Pirelli, pelo quarto ano consecutivo, como patrocinador master do festival.

LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Anunciadas as cidades participantes
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Mais filmes inéditos são anunciados
Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Divulgados filmes que compõem a Retrospectiva

Gostou do conteúdo sobre o Festival de Cinema Italiano no Brasil? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *