Chegou, enfim, a hora de conferir o melhor do audiovisual realizado na Velha Bota. A oportunidade surge através do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024, que começa nesta quinta-feira, 07 de novembro, em todas as regiões do Brasil. Neste ano, o evento trará diversas obras inéditas, além de homenagens a ícones da Itália e uma retrospectiva com clássicos. A abertura oficial acontecerá no Auditório Ibirapuera: Oscar Niemeyer (Av. Pedro Álvares Cabral), na cidade de São Paulo.
CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)
Como de costume, o Festival de Cinema Italiano no Brasil também terá a sua versão on-line para contemplar um número ainda maior de espectadores. Os interessados podem conferir os títulos por meio do link oficial. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.
As obras selecionadas misturam diversos gêneros. De documentários a dramas, o Festival de Cinema Italiano no Brasil promete agradar todos os gostos. Destacam-se na programação projetos como Toquinho: Encontros e Um Violão (2024), dirigido por Erica Bernardini e escolhido pela Embaixada da Itália para celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, e a comédia Um Mundo À Parte (2024), de Riccardo Milani, maior bilheteria da Itália em 2024. Outro destaque do Festival de Cinema Italiano é Eu, Capitão (2023), que promoverá uma homenagem a Matteo Garrone, o diretor responsável. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, o longa – embora não seja inédito nos cinemas brasileiros – foi selecionado por sua “relevância indiscutível”.
Neste ano, o tradicional segmento do Festival de Cinema Italiano no Brasil ganhou o título de “O Humor do Cinema Italiano: de Totò à Roberto Benigni”, propondo aos espectadores um mergulho na tradição cômica do audiovisual produzido na Itália. Na seleção, estão apostas de cineastas consagrados, como Federico Fellini, Ettore Scola e Vittorio De Sica.
Entre os destaques do Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024, estão Guardas e Ladrões (1951), premiado como Melhor Roteiro no Festival de Cannes, Abismo de um Sonho (1952), que disputou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, Confusões à Italiana (1954), com Sophia Loren, A Dupla Explosiva (1974), com Terence Hill e Bud Spencer, e O Pequeno Diabo (1988), que premiou Benigni como Melhor Ator no David di Donatello (o “Oscar italiano”) em 1989.
O Festival de Cinema Italiano no Brasil, vale lembrar, acontece presencialmente em diversas regiões do Brasil e também via streaming. O evento foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo: ITALCAM, e conta com a colaboração e patrocínio da Embaixada da Itália, e tem a Pirelli, pelo quarto ano consecutivo, como patrocinador master do festival.
LEIA MAIS
– Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Anunciadas as cidades participantes
– Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Mais filmes inéditos são anunciados
– Festival de Cinema Italiano no Brasil 2024 :: Divulgados filmes que compõem a Retrospectiva
Gostou do conteúdo sobre o Festival de Cinema Italiano no Brasil? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal do YouTube? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!