8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 :: Mulheres Rebeldes vence o prêmio do público

Publicado por
Marcelo Müller

Pela primeira no Brasil, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano concedeu um prêmio definido remotamente pelo público. Neste ano foi possível escolher o melhor filme do evento por meio de uma votação on-line, iniciativa apoiada pela Generali Seguros, patrocinadora principal dessa celebração do cinema italiano. E o grande vencedor, de acordo com os quase 400 votantes, foi Mulheres Rebeldes (2022), longa-metragem dirigido por Francesco Costabile e que tem como protagonista uma jovem inquieta que mora com a mãe e a avó na região da Calábria. Diante do dilema de crescer e ir para o mundo ou permanecer e se resignar, ela tem outros desafios pela frente, até porque faz parte de uma família de mafiosos. “Baseado no livro de Lirio Abbate, Mulheres Rebeldes foi exibido no Festival de Berlim e indicado ao David di Donatello (o ‘Oscar’ do cinema italiano). Eis aqui, portanto, uma obra de peso, que se coloca tanto como denúncia como, também, exemplo de luta e sofrimento, assim como de vitória e desprendimento”, conforme consta na nossa crítica, escrita por Robledo Milani, cuja íntegra você pode acessar clicando aqui.

LEIA MAIS
Opinião :: 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 – Celebrar as tradições e dar espaço aos que vêm
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 :: Vote em seu filme favorito e concorra a prêmios
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 destaca filmes premiados no Festival de Veneza

A eleição do público sobre o melhor filmes da 8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022 teve Ennio, O Maestro (2021) em segundo lugar e Tintoretto: Um Rebelde em Veneza (2019) em terceiro. Como fora divulgado, os participantes da votação concorreram a um kit da marca Bialetti, contendo: uma cafeteira italiana Bialetti – série Itália, duas xícaras de vidro Bialetti e um café Bialetti. O vencedor já foi escolhido, notificado e tem até às 23h59 desta quinta-feira, 18, para responder ao contato dos organizadores. Caso esse sorteado não responda, os também eleitos primeiro e, se for preciso, segundo suplente serão contatados. Vale lembrar que em 2022, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano voltou ao âmbito presencial depois de duas edições completamente on-line por conta da pandemia da Covid-19, incursionando por 20 cidades brasileiras. Segundo os organizadores, o público total foi de 13 mil pessoas, algo a se comemorar nesse vital momento de retomada. Vida longa à 8 ½ Festa do Cinema Italiano. E que venha a edição de 2023.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.