FESTin 2020 :: Festival português será híbrido e contará com Mostra Brasil

Publicado por
Marcelo Müller

Inicialmente, O FESTin, um dos principais festivais globais dedicados ao cinema da língua portuguesa, estava programado para acontecer em abril  na cidade de Lisboa, em Portugal. Todavia, a pandemia do Covid-19, que neste momento ameaça ter sua segunda onda de contaminação na Europa, mudou todos os planos, empurrando a realização para o último mês deste ano que ficará marcado por isolamento social. Então, o FESTin 2020 vai acontecer de 09 a 30 de dezembro de modo híbrido. Nos dias 9, 13 e 14 de dezembro, em parceria com a Mostra de Cinema da América Latina, vai ter exibições no tradicional Cinema São Jorge, situado na capital portuguesa. Já entre 15 e 30 de dezembro, acontecerá online, na nova plataforma de streaming FESTin ON, canal que entra no ar em dezembro, e que exibirá gratuitamente, mediante cadastro do usuário, a maior parte dos filmes selecionados.

LEIA MAIS
Festival de Vitória 2020 :: Edição online e gratuita começa em 24 de novembro
24º Forumdoc.bh começa edição online e gratuita em 19 de novembro
Festival Varilux 2020 :: Sou Francês e Preto ganha sessão online no Dia da Consciência Negra

No online, os filmes estarão disponíveis em sete países: Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Ao todo, o FESTin 2020 terá 22 longas e 31 curtas em suas mostras competitivas. O evento contará com uma seção especial dedicada ao cinema brasileiro, com quatro longas de ficção, três documentários e cinco curtas. Além disso, no dia 17 de dezembro, haverá uma discussão virtual a partir do tema A Cultura Brasileira na Diáspora Portuguesa. Entre os filmes brasileiros a serem exibidos estão Pacarrete (2019), Raia 4 (2019) e Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou (2020). A lista completa você confere aqui.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.