Recém apresentado em terras brasileiras, como parte da mostra competitiva de longas-metragens do 26º Cine PE: Festival do Audiovisual (2022), o drama Vermelho Monet, nesse meio tempo, garantiu honrarias internacionais. Isso porque o projeto de Halder Gomes venceu o troféu principal do 13º FESTin: Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, o Prêmio Pessoa. Além da categoria de Melhor Filme de Ficção, o longa também foi condecorado como Melhor Realizador, para Halder, e Ator, para Chico Diaz.
LEIA MAIS
Festival de Cinema Italiano 2022 :: Anunciado plano de distribuição de filmes italianos no Brasil
16º For Rainbow :: Revelados os filmes do festival da Diversidade Sexual e de Gênero de Fortaleza
O Rio do Desejo :: Filme brasileiro é premiado em festival na Estônia
Entre os documentários, o brasileiro O Voo da Borboleta Amarela: Rubem Braga, O Maior Cronista do Brasil, de Jorge Oliveira, levou o Prêmio Pessoa. Na categoria curtas, Portugal ficou com o troféu por Nada nas Mãos, de Paolo Marinou-Blanco.
Vale lembrar que o FESTin é um festival de cinema centrado em produções lusófonas que acontece anualmente em Lisboa. O evento surgiu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social. A seguir, fique com a relação completa de premiados.