20250113 bonito cine sur papo de cinema

Festivais de cinema são de suma importância para cinematografias globalmente periféricas como a brasileira. Eles são janelas essenciais para dar visibilidade a curtas e longas-metragens (sobretudo os autorais e independentes). Além disso, permitem às suas respectivas comunidades ter acesso a filmes e atividades de formação. De quebra, movimentam a economia criativa local, trazendo investimentos, visitantes e notoriedade. O que seria de muitos filmes sem a projeção dos festivais? Num país de dimensões continentais como o nosso, às vezes é somente por meio de iniciativas como essas que populações distantes dos grandes centros urbanos têm acesso ao cinema.

O calendário 2025 dos festivais de cinema no Brasil será inaugurado pela Mostra de Tiradentes (de 24 de janeiro a 01 de fevereiro). Depois temos eventos tradicionalíssimos e consolidados, como o CinePE (09 a 15 de junho), o Olhar de Cinema (11 a 19 de junho), o Festival de Vitória (em data a ser confirmada), o Festival de Gramado (de 14 a 23 de agosto), o Cine Ceará (em data a ser confirmada), o Festival do Rio (em data a ser confirmada), a Mostra de São Paulo (16 a 30 de outubro), o Festival de Brasília (em data a ser confirmada), entre tantos outros. Nosso intuito com essa matéria é falar de 10 eventos em crescimento que merecem a nossa atenção. São programações que contam com valiosas particularidades regionais e de curadoria, encarregadas de diversificar ainda mais o panorama dos festivais de cinema no Brasil. Confira abaixo e fique de olho.

Festivais de Cinema: Cine Jardim
Cine Jardim

LEIA MAIS
Podcast #175 :: Fernanda Torres
Podcast #174 :: Babygirl
Podcast #173 :: Os Melhores Filmes de 2024

FESTIVAIS BRASILEIROS: FIQUEM DE OLHO!

CINE ESQUEMA NOVO
Local: Porto Alegre (RS)
14 a 23 de fevereiro
O Cine Esquema Novo: Arte Audiovisual Brasileira chega em 2025 à sua 15ª edição. Neste ano ele volta a ter uma programação totalmente presencial – depois da versão on-line durante a pandemia, em 2021, e da mostra Cine Esquema Novo em Acervo, realizada em parceria com a Cinemateca Capitólio e o MACRS, em 2022. Portanto, trata-se de um motivo de comemoração esse retorno in loco do evento que movimenta a capital gaúcha um pouco antes do Carnaval chegar. Sem uma sede fixa, ele acontecerá em diversos pontos de Porto Alegre, sendo alguns deles a Cinemateca Capitólio, a Cinemateca Paulo Amorim e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. A grande marca do Cine Esquema Novo é o espaço à multiplicidade de linguagens, durações e as intersecções dos filmes com outras formas de arte.

CURTA TAQUARY
Local: Taquaritinga do Norte (PE)
16 a 22 de março
O Curta Taquary: Festival de Audiovisual se tornou figurinha obrigatória no cenário cultural do agreste pernambucano. Em 2025 o evento de curtas-metragens chega à sua 18ª edição reforçando o compromisso com a comunidade de  Taquaritinga do Norte, mas também com as redondezas que também receberão a programação. O Curta Taquary se destaca no cenário dos eventos cinematográficos pela preocupação com as causas ambientais, tanto no que diz respeito à curadoria (empenhada em dar visibilidade a obras que tocam nessa temática tão urgente) quanto às atividades complementares, como o plantio de mudas visando o reflorestamento de áreas degradadas. As ações principais do evento acontecem no Cine Teatro Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, e no Cine Aurélio, em Toritama.

Festivais de Cinema Brasileiros: Curta Taquary
Curta Taquary: Foto/Tarciso Augusto

FANTASPOA
Local: Porto Alegre (RS)
09 a 27 de abril
O Fantaspoa: Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre chega em 2025 à sua 21ª edição. Trata-se de um dos maiores eventos dedicados ao cinema fantástico da América Latina, um verdadeiro ponto de encontro aos fãs de terror, ficção científica, fantasia, ação, musical, etc. Contando com centenas de filmes, além de atividades paralelas, encontros com figuras internacionalmente reconhecidas no cinema de gênero e ainda festas temáticas, o Fantaspoa é uma verdadeira Disney aos fãs mais inveterados. Ao longo dos anos, o evento contou com inúmeras premières mundiais, latino-americanas e nacionais, além de proporcionar aos presentes o contato presencial com figuras icônicas da história do cinema, como quando trouxe ao Brasil (pela última vez) o produtor/cineasta Roger Corman.

IN-EDIT BRASIL
Local: São Paulo (SP)
11 a 22 de junho
O In-Edit Brasil: Festival Internacional do Documentário Musical ganha em 2025 sua 17ª edição. O evento tem como particularidade a curadoria focada nos documentários musicais, com isso garantindo uma forte identidade. Outro ponto interessante é que depois de acontecer na capital paulista, o evento também tem pequenas edições itinerantes por outras cidades brasileiras ao longo do ano, assim sendo capaz de expandir horizontes e levar a mais pessoas uma programação especialíssima. Além da projeção de filmes, o evento também prevê atividades paralelas como shows, palestras, debates e outras formas de estender a experiência dos seus frequentadores. Então, especialmente para você que gosta dessa dobradinha cinema/música, anote na sua agenda para não perder a edição 2025 do In-Edit Brasil.

BONITO CINE SUR
Local: Bonito (MS)
normalmente em julho (em data a ser anunciada)
O Bonito Cine Sur: Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito é um dos caçulas da lista. Em 2025 chegando à sua terceira edição, ele é outro que combina cinema e preocupações ambientais. Realizado na paradisíaca cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos mais disputados e belos destinos turísticos do Brasil, o evento tem recorte latino-americano. Contemplando curtas e longas-metragens, ele é um convite à integração continental que tanto precisamos reforçar. Na edição 2024, que contou com cobertura completa do Papo de Cinema, a curadoria combinou filmes anteriormente festejados em festivais nacionais e internacionais com obras inéditas no território brasileiro. Trata-se de uma iniciativa com enorme potencial de crescimento a partir do centro-oeste, estado que faz divisa com outro cinco da federação.

Festivais de Cinema Brasileiros: Bonito Cine Sur
Festivais de Cinema Brasileiros: Bonito Cine Sur

3 MARGENS
Local: Brasil, Argentina e Paraguai
normalmente em novembro (em data a ser anunciada)
O 3 Margens: Festival Latino-Americano de Cinema tem uma peculiaridade interessante: possui atividades em três países. Isso mesmo. Como acontece na região conhecida como Tríplice Fronteira, acontece no Brasil (Foz do Iguaçu), Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Ciudad del Este). Também encarregado de reforçar laços com nossos vizinhos latino-americanos, o evento tem como princípio de sua mostra competitiva de curtas-metragens a integração continental. Além disso, seus idealizadores também enfatizam a importância da programação no sentido de reforçar a formação cinematográfica transversal, com diversos ângulos e pontos de vista contemplados. Além de exibir curtas, o 3 Margens também seleciona longas anteriormente exibidos em outras programações nacionais e internacionais.

CINE JARDIM
Local: Belo Jardim (PE)
normalmente em outubro (em data a ser anunciada)
Também situado no Pernambuco, o Cine Jardim: Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim terá em 2025 a sua 9ª edição. O festival é imprescindível ao calendário oficial de eventos da cidade pernambucana de Belo Jardim, bem como da programação das escolas públicas da localidade com as quais funciona de maneira integrada. As atividades atendem também outras cidades da microrregião do Vale do Ipojuca, como: Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Capoeiras, Pesqueira, Riacho das Almas, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano e Tacaimbó. É um festival de formação que tem como público-alvo principal os alunos das escolas públicas, portanto funciona, para além das projeções em diversas localidades de Belo Jardim e região, com um caráter multidisciplinar e até pedagógico.

CONFIRA TAMBÉM
– Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

GIFF
Local: Goiânia (GO)
normalmente entre novembro e dezembro (em data a ser anunciada)
O GIFF: Festival Internacional de Cinema de Goiânia ganha em 2025 a sua 4ª edição. De acordo com os organizadores, a atividade tem um forte compromisso com a missão de apresentar um panorama cinematográfico diverso no Centro-oeste brasileiro, assim ampliando a oferta de eventos desse segmento para além do eixo Rio-SP ou de algumas capitais nordestinas tradicionalmente célebres por atividades semelhantes. É por isto mesmo que o recorte curatorial é internacional, para oferecer à população de Goiânia e vizinhança a oportunidade de acessar produções que muitas vezes passam à margem do circuito comercial. O evento também conta com uma gama interessante de atividades paralelas e está rapidamente se consolidando no concorrido segundo semestre do calendário de festivais de cinema no Brasil.

CURTA VAZANTES
Local: Distrito de Vazantes (PE)
normalmente em novembro (em data a ser anunciada)
O Curta Vazantes: Cinema em Comunidade chega em 2025 à sua 10ª edição. Ele acontece distrito de Vazantes, pequena porção administrativa que, juntamente com outros sete distritos, compõem o município de Aracoiaba, situado na microrregião do maciço de Baturité. A população é de pouco menos de cinco mil habitantes. Ali, anualmente, acontece essa atividade que permite aos moradores um contato privilegiado com os principais curtas-metragens feitos no Brasil (e alguns fora do país), mas também com realizadores e outros membros da cadeia produtiva do cinema. Assim como outras iniciativas listadas nessa matéria, um dos pilares da existência da mostra Curta Vazantes é a conexão com a comunidade local, especialmente a formação audiovisual num espaço carente de atividades cinematográficas.

FESTIVAL PACHAMAMA
Local: Rio Branco (AC)
normalmente em dezembro (em data a ser anunciada)
O Pachamama: Festival Internacional de Cinema de Fronteira chega em 2025 à sua 13ª edição.  O evento que se iniciou com foco na produção da tri-fronteira entre Brasil, Bolívia e Peru expandiu sua atuação ao logo dos anos à toda a produção brasileira e latino-americana autoral. Portanto, assim como o 3 Margens: Festival Latino-Americano de Cinema, também acontece numa região do Brasil onde é fundamental a integração com nossos vizinhos de continente, principalmente dentro da ideia de uma produção mais autoral, daquela que não encontra tantos espaços generosos posteriormente nos circuitos comerciais. Com curtas e longas-metragens feitos na América Latina, além de debates e atividades de formação, o Pachamama é um festival daqueles aos quais prestar bastante atenção em 2025.

Gostou do conteúdo sobre festivais brasileiros? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *