Festival Anim!Arte 2021 começa dia 24 de maio em formato online

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre 24 de maio e 13 de junho ocorre a 16ª edição do Festival Anim!Arte, voltado ao cinema universitário de animação. Em 2021, o evento ocorre de modo inteiramente online, em adequação às demandas sanitárias, por meio da plataforma Kinow. Estudantes e produtores podem se cadastrar para obterem acesso gratuito à programação. Para os demais, o ingresso custa R$ 25,00.

A seleção conta com 452 curtas-metragens de até 15 minutos, provenientes de 60 países diferentes, a partir de mais de 3 mil obras inscritas. Esta é a oportunidade de conferir obras de animação contemporâneas de países com forte tradição nesta linguagem, a exemplo de França, Itália e Japão, além de descobrir cinematografias raras nos nossos cinemas, como os trabalhos de animação do Irã, Croácia, Singapura, Chipre, Filipinas, Malásia e Marrocos.

LEIA MAIS
Cinema de animação :: Mulheres lançam plataforma própria em busca de igualdade
Billy Porter e Zachary Quinto interpretarão casal gay em série animada
Cobertura :: 11º Festival Internacional Pachamama: Cinema de Fronteira (2021)

 

O filme francês Drague & Drop, de Killian Diquet

 

Os títulos se dividem em cinco mostras: culturas do mundo profissional, filme ambiental profissional, estudantes brasileiros maxi, estudantes internacionais maxi e estudantes internacionais mini, além de sessões retrospectivas com obras universitárias brasileiras. A programação é completada por oficinas, debates e palestras virtuais.

Segundo o curador Alexandre Juruena, “O festival apresenta filmes feitos por estudantes e por profissionais, abordando temas relevantes para estudantes e para o público em geral. O mundo precisa conhecer os filmes de animação feitos pelos estudantes”. O Anim!Arte conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Escola Parque.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)